05-08-2015

Tecnologias de impressão

Em meados de 2007, o mercado brasileiro de latas para bebidas começou a ter um intercâmbio maior com o mercado internacional, e a observar tipos de impressões diferentes das que, até então, eram feitas no Brasil. Logo, é introduzido no mercado nacional um tipo de impressão de alta definição que na Europa também começava a ser utilizada em larga escala. Anteriormente, as novidades lançadas no mercado mundial levavam certo tempo para que fossem introduzidas nas indústrias brasileiras.

Em alguns momentos, fabricantes do Brasil conseguiram produzir mais impressões em alta definição que os parceiros de outros países. A partir da mesma época, diferentes tintas e vernizes são introduzidos no mercado nacional após serem observados no exterior. Em seguida, as tendências internacionais começaram a ser adaptadas para o mercado brasileiro. O movimento seguinte foi o de desenvolver processos nacionais que passaram a ser exportados.

Uma das ações que contribuíram para o nivelamento da indústria brasileira de produção de latas para bebidas em relação à produção internacional foi uma estratégia de trabalho por meio da qual, todos os anos, reúnem-se no Brasil fabricantes, fornecedores de tintas, de vernizes e de tecnologias de impressão para que tragam suas respectivas ideias inovadoras. Esse processo de inovação tem três pilares importantes: ideias próprias dos fabricantes, dos fornecedores e dos consumidores.

Em 2012 a Coca-Cola trouxe ao Brasil uma demanda para que os fabricantes desenvolvessem um processo tecnológico que permitisse à empresa lançar no mercado nacional a campanha da “Coca-Cola Zero Nomes”. Essa necessidade gerou uma ideia desenvolvida localmente, uma tecnologia que permite produzir em um mesmo palete de latas 24 tipos de rótulos diferentes. Cada palete comporta oito mil unidades.

Atualmente, latas dessa campanha estão disponíveis em uma mesma gôndola de supermercado com pelo menos 24 nomes diferentes misturados. Antes de 2012, isso era impossível de fazer porque só havia a possibilidade de imprimir grandes lotes com um só nome. Na distribuição do produto, os rótulos diferentes não estariam juntos à disposição do consumidor. Na primeira promoção da Coca-Cola Zero foi possível produzir 70 nomes diferentes, hoje já existe capacidade para oferecer mais de 250 nomes diferentes.

O objetivo desse processo de impressão é permitir que os fabricantes de bebidas usem a lata em caráter promocional, permanente e com escala comercial. A partir dele podem ser desenvolvidas ações promocionais direcionadas ao consumidor final. Hoje a lata é uma das chaves nessa estratégia e consegue ser um produto que atende às necessidades do envasador, e aos anseios dos consumidores.  O que aumenta o consumo e gera mais volume para toda a cadeia produtiva do setor.

Soluções de impressão e de tampa

  • Tampa colorida – toda a superfície da tampa pode ser colorida na cor selecionada pelo cliente.
  • Laser engraved – tecnologia muito utilizada em ações promocionais, consiste em gravações a laser no tab da tampa da lata.
  • Tab colorido e personalizado – a lata pode ter anel colorido e com corte especial para combinar com a arte do rótulo ou para destacar uma promoção.
  • Sistema resselável – o sistema permite que a lata seja fechada após a sua abertura, sem derramar a bebida ou perder o gás.
  • Full open tampa com abertura total que transforma a lata em um copo.
  • Impressão high definition – solução para impressão de rótulos em alta definição e qualidade fotográfica.
  • Tinta termocrômica – tinta especial aplicada no rótulo da lata que muda de cor quando a bebida atinge certa temperatura.
  • Tinta UV (transparente) – tinta especial que faz a lata brilhar no escuro quando exposta à luz ultravioleta (UV), a conhecida luz negra das casas noturnas.
  • Tinta glow in the dark (fluorescente) – tecnologia que faz a lata brilhar no escuro após exposição à luz ou efeito da luz UV.
  • Tinta UV disco lumiset (branca) – exibe brilho diferenciado à luz do dia. No escuro, brilha sob a incidência de luz negra, na cor da própria tinta.
  • Tinta bright white – tinta com pigmentos azuis que deixam a lata mais próxima do branco da neve.
  • Verniz touch verniz especial que confere textura de alto relevo em área localizada no rótulo da lata.
  • Verniz fosco – verniz especial com efeito fosco que confere aspecto visual de que a lata está gelada e sensação aveludada.
  • Verniz sparkle verniz que reluz como glitter e dá à lata uma aparência festiva.
  • Editions – permite a produção de até 24 artes para o mesmo rótulo simultaneamente em um único palete.
Devassa_-_Homenagem_ao_Rio

Sete latas, uma para cada letra de Devassa, impressas com a tecnologia Editions Super Premium da Rexam (estampas variadas em uma mesma linha de produção), foi a forma encontrada pela cervejaria para homenagear o Rio de Janeiro, que fez aniversário durante o Carnaval. Outro diferencial dessa tecnologia é a impressão de fotos na lata. Cada embalagem estampa uma imagem diferente, ressaltando a beleza da cidade maravilhosa: Arcos da Lapa, Baía de Guanabara, Futebol na praia de Ipanema, Bar, Praia de Copacabana, Pão de Açúcar e Calçadão de Copacabana.