26-08-2019

Setor com crescimento exponencial

shutterstock_485721952A embalagem mais sustentável do planeta ganha cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros. Em 2018, a indústria de latas de alumínio para bebidas obteve resultados bem acima da média de vendas anunciada pelos fabricantes de bebidas. No ano passado, o setor registrou crescimento de 8,5% em relação a 2017, conquistando espaço em diversos segmentos, como o de cerveja, onde já representa mais de 50% do que é comercializado no país.

Ao todo, as quatro fabricantes de latinhas instaladas no país venderam 26 bilhões de unidades no ano passado. As associadas da Abralatas – Ardagh, Ball, CanPack Brasil e Crown Embalagens – alcançaram um recorde no volume de vendas e apostam novamente em bons números para 2019..

O presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, comemora os resultados, que são surpreendentes mesmo em ano de eventos relevantes, como a Copa do Mundo da FIFA e as eleições do ano passado. “São eventos que normalmente aquecem o mercado de bebidas. Mas os números obtidos mostram que o crescimento, nesse caso, significa ampliação do espaço da lata”, disse. Além da expansão no mercado de cerveja, o fornecimento de latinhas em diversos tamanhos e formatos, adequados a cada momento do consumo, representou um crescimento também em outros segmentos.

Wilmar Arinelli, presidente da Crown Embalagens, confirma que houve maior participação da lata no packaging mix dos clientes. Isso significa que eles optam cada vez mais pela lata em substituição a outros tipos de embalagens. “A lata é uma excelente opção pra o mercado de bebidas. É sem dúvida uma embalagem premium em todos os sentidos. Seu crescimento é reflexo do reconhecimento de vários atributos pelo consumidor”, discorre.

O presidente da Ball, Carlos Eduardo Pires, conclui que a forte presença da lata no mercado de bebidas é resultado da conscientização e maturidade do mercado, que passou a enxergar a embalagem como uma excelente oportunidade de envase para a exposição de marcas dos clientes. “É uma opção versátil e rápida para campanhas promocionais. Atrelado a isso, a lata gela a bebida mais rapidamente e permite uma logística reversa facilitada, o que é perfeito para grandes eventos”, destaca o presidente da empresa.

Os bons resultados, no entanto, não seriam possíveis sem investimentos das fabricantes associadas à Abralatas. Atenta a esse crescimento na demanda de seus clientes, a Ball desenvolveu nos últimos anos um amplo trabalho focado em tecnologias de impressão, que permitem maior velocidade para volumes menores e formatos variados. “Com isso, abrimos espaço para o posicionamento de novas categorias de produtos”, explica o presidente da Ball.

O presidente da CanPack Brasil, Paulo Dias, lembra que a empresa investiu mais de 1 bilhão de reais no Brasil desde 2015. “Foi um investimento significativo, visando atender ao potencial de crescimento do mercado brasileiro. Depois de 2017 e 2018, vimos que foi uma sábia decisão, tomada no momento certo”, avalia.

Há dois anos no Brasil, a Ardagh inaugurou em Manaus (AM) sua primeira fábrica de tampas para latinhas, que se soma às duas unidades em Jacareí (SP) e Alagoinhas (BA). O presidente da empresa, Jorge Bannitz, conta que a nova unidade tornou a Ardagh autossuficiente em relação ao fornecimento de tampas, abrigando equipamentos de produção de última geração, 100% automatizada e ainda contando com sistemas de inspeção eletrônica em toda a linha. A capacidade inicial de 4 bilhões de tampas por ano chegará, em julho de 2019, a 5,4 bilhões, com a adição de mais uma prensa de conversão, atendendo, assim, à crescente demanda do mercado brasileiro.

Além da ocorrência de eventos como o processo eleitoral de 2018, com atividades em todo o país, e a Copa do Mundo de Futebol, que aquece o consumo em um período tradicionalmente mais frio no inverno , o crescimento exponencial do setor de cervejas artesanais também refletiu positivamente no mercado de latas. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) mostram que 2018 registrou o surgimento de 210 novas fábricas dessa bebida. Isso significa que, a cada dois dias, uma cervejaria abriu as portas. Em busca da preservação do sabor da bebida, muitos estão apostando no envasamento em latinhas.

Otimismo

Para os fabricantes de latas, apesar da crise econômica que atinge diversos setores da economia e joga a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019 para menos de 2% – segundo dados do boletim Focus do início de maio-, são boas as chances de registrar novamente um aumento no consumo de latas neste ano. A expectativa da Abralatas é de crescimento nas vendas de um dígito alto.

Atentos a esse cenário, os fabricantes de latas se prepararam para o aumento da demanda e as exigências do mercado por novidade. “Nesse momento, há vários projetos sendo testados e lançados na Europa. Nosso objetivo é trazer todas essas inovações e melhorias para o mercado brasileiro”, explica Paulo Dias.

O presidente da Crown Embalagens conta que, para manter seus clientes abastecidos, a empresa investiu em uma nova fábrica na região Centro-Oeste. A planta em construção em Goiás teve o aporte de 350 milhões de reais e entrará em operação no fim de 2019. “Esperamos uma melhor performance da economia com crescimento de consumo. Sem dúvida, o mercado de bebidas deve seguir essa mesma tendência e continuar puxando o crescimento da lata de alumínio.”

A Ball, que desde 2017 desenvolve estratégia global de comunicação para reforçar a lata como a embalagem mais sustentável do planeta, espera colher bons resultados. O presidente da empresa diz que a expectativa é de um crescimento alinhado com 2018. “Em 2019, o foco da Ball estará em consolidar investimentos que foram realizados, em especial no nosso mercado latino-americano”, afirma Carlos Pires.

Para 2019, o presidente da Ardagh acredita que o setor irá manter a tendência de crescimento. “Estamos preparados para atender a esse desafiador mercado, que deverá demandar investimentos importantes para a nossa indústria”, reforça Jorge Bannitz.