05-08-2015

Fabricantes aumentam suas apostas em novos formatos e tecnologias de impressão

Clique na imagem e saiba mais sobre cada uma das latas

Após reforçar os investimentos na ampliação e regionalização das linhas de produção dos mais variados tamanhos e volumes ao longo dos últimos anos, a indústria de latas de alumínio para bebidas mira nas tecnologias de impressão como principal diferencial competitivo para manter a expansão do mercado em 2015. As estratégias de mercado com foco no uso de diferentes tecnologias para impressão buscam cada vez mais alcançar o consumidor final nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais. “Atualmente dispomos de uma gama enorme de tintas e vernizes que permitem aos fabricantes de bebidas o aumento da exposição das suas respectivas marcas e o uso da lata como ferramenta de marketing direto junto aos seus clientes”, revela o diretor comercial da Rexam Beverage Can South America, Renato Estevão.

No Brasil, o investimento para a aplicação de novas tintas e vernizes em latas de alumínio para bebidas começou há pouco mais de sete anos. Atualmente existe uma variedade de opções que podem ser usadas nas ações comerciais com foco em inovação. Também está disponível para uso dos envasadores um processo tecnológico que permite a impressão, em alta definição, de até 24 rótulos diferentes em um palete com oito mil unidades de um mesmo produto. Essa impressão em série oferece também a possibilidade de impressão degradê e em diferentes tonalidades de paisagens e pessoas. Ela foi desenvolvida no Brasil e exportada para outros países.

Disponível no mercado desde 2012, esse modelo de impressão em série permite aos fabricantes realizar ações diretamente com os consumidores de forma variada em larga escala comercial. Um exemplo disso é a campanha “Coca-Cola Nomes”, com rótulos de nomes variados de pessoas. Também é possível imprimir imagens, como fez a cervejaria Devassa no ano passado. Utilizando o tema “Rio, eu te amo”, lançou uma série especial de latas nas quais aparecia uma imagem do Rio de Janeiro dentro de uma letra da marca Devassa. Atualmente é possível produzir, em média, duas mil latas por minuto usando esse tipo de impressão.

Os investimentos específicos no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias para impressão de latas não são divulgados pelos fabricantes de maneira isolada. De acordo com eles, por questões estratégicas e de propriedade intelectual, apenas números consolidados estão disponíveis. “O montante de investimentos da Rexam na América do Sul nos últimos quatro ou cinco anos para habilitar ou adicionar capacidade na produção dessas latas especiais esteve na casa de 47 milhões de dólares”, destaca Renato Estevão.

A Crown Embalagens investe na adaptação de equipamentos para produzir as latas que caíram no gosto dos brasileiros. Inaugurou nova unidade em Teresina (PI) e implantou uma terceira linha de produção em Cabreúva (SP) e pretende consolidar a estratégia de oferecer latas especiais em todas as fábricas. “Fizemos esses investimentos em 2014 visando atender às crescentes demandas de mercado. Em 2015 continuaremos a desenvolver alternativas diferenciadas de impressão e utilização de tintas e vernizes especiais”, informa o presidente da empresa, Wilmar Arinelli.

A consolidação dos investimentos para produção de todos os modelos de latas em suas fábricas é prioridade para a Latapack-Ball. A empresa trabalha para ampliar a capacidade produtiva de latas especiais e aumentar em 30% a produção de tampas. Nos últimos dez anos, a empresa investiu mais de 100 milhões de dólares na produção de diferentes tipos de latas. “Nossa aposta para 2015 continua sendo na produção de latas diferenciadas. Estamos em discussão com nossos principais clientes para entender suas necessidades”, destaca Augusto Seoane, diretor executivo da empresa.

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