21-06-2011

A reciclagem como fator de geração de renda e erradicação da pobreza

A Erradicação da Pobreza na Economia Verde é o tema deste ano do Ciclo de Debates Abralatas, iniciado em 2010 com as parcerias do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclado e dos Ministérios Públicos do Paraná e do Rio Grande do Norte. Responsável pelo maior gerador de empregos da chamada Economia Verde no país – a reciclagem de latas de alumínio –, o setor quer discutir com a sociedade como aperfeiçoar o sistema para garantir aos catadores melhores condições de trabalho e de vida.

 O Ciclo de Debates Abralatas 2011 levará o tema a quatro cidades: Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Belém (PA) e Brasília (DF). O objetivo é discutir a situação do mercado de sucata de latas de alumínio nas respectivas regiões, sob o ponto de vista dos catadores de materiais recicláveis, os desafios e perspectivas da inclusão dos catadores nos serviços de coleta seletiva dos municípios, e analisar o novo papel dos profissionais frente à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Durante o ciclo também haverá apresentação do modelo de logística reversa das embalagens de bebidas e de estratégias de organização do segmento de coleta, bem como do combate ao trabalho infantil na coleta de resíduos. O debate de Brasília, previsto para o segundo semestre, será focado na discussão sobre os impactos ambientais e sociais da sociedade de consumo do Brasil e as soluções para redução desse impacto com o uso de mecanismos compatíveis com a Economia Verde.

Estarão presentes nos eventos autoridades públicas regionais, coordenadores e catadores das cooperativas de materiais recicláveis, ONGs locais relacionadas com o tema e representantes das indústrias de embalagens e de bebidas.

Renault Castro, diretor executivo da Abralatas, conta que a experiência de 2010 estimulou novas parcerias com o Movimento Nacional dos Catadores, sendo importante para garantir a participação desses trabalhadores no processo de logística reversa que será oficializado no país através da PNRS.

Esse ano o Ciclo de Debates Abralatas está pondo em evidência a discussão da Conferência Rio+20 que acontecerá em 2012, no Rio de Janeiro, com o tema “Economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza”. Para Renault, a Rio+20 é o momento para o mundo discutir a criação de postos de trabalho dignos em atividades econômicas que colaborem para a redução de emissões de gases de efeito estufa e contribuam para melhorar a qualidade ambiental do planeta.

“O Brasil ostenta o título de campeão mundial de reciclagem de latas de alumínio. Em 2009, atingimos o surpreendente índice de 98,2% de reaproveitamento das embalagens. Mas, de que vale este dado estatístico se ainda convivemos com pessoas trabalhando em péssimas condições? Com crianças se arriscando nas ruas para colaborar com a renda familiar? Para nós, o catador é elo imprescindível da cadeia de embalagens e devem ser dadas todas as ferramentas para que ele possa se organizar e exigir condições dignas de trabalho”, avalia.

O primeiro evento ocorrerá na cidade de Belo Horizonte, durante o II Encontro Estadual – Por uma Minas com Coleta Seletiva e Inclusão Sócio-Produtiva. Participarão do debate o presidente do Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), Victor Bicca, o coordenador da comissão de reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Hênio de Nicola, e Margaret de Matos de Carvalho, procuradora do trabalho do Ministério Público do Trabalho do Paraná.

 

>> Notícias da Lata - Edição 37

Mais notícias dessa publicação: