05-09-2017

Soluções inovadoras para atender aos sinais do mercado

RENAULT DE FREITAS CASTRO Presidente Executivo da Abralatas Economista (M.Sc.) com MBA em Direito Econômico.

RENAULT DE FREITAS CASTRO
Presidente Executivo da Abralatas
Economista (M.Sc.) com MBA em Direito Econômico.

Apesar de incertezas na política e na economia brasileira, apesar da queda de empregos, renda e consumo nos últimos anos, alguns sinais no segmento de bebidas e na área de sustentabilidade apontam para mudanças importantes no setor de embalagens. Há um cenário novo entre as cervejarias, com a expansão da Heineken no Brasil. Ao mesmo tempo, cresce a ainda incipiente produção de cerveja artesanal. E acompanhamos um movimento relevante no mercado de latas, como o nascido nos bares e restaurantes de Brasília (DF), que pode impactar outras cidades em busca da redução e destinação correta de seus resíduos.

Tivemos em 2016 a primeira retração nas vendas de latas de alumínio para bebidas em 14 anos, exatamente quando há uma reestruturação do setor. A crise serviu para os fabricantes de latinhas ajustarem as suas estratégias e analisarem com maior precisão o mercado brasileiro de embalagens. E os sinais que surgem no horizonte ajudam a compreender melhor o que pode vir pela frente, com boas perspectivas de aumento da demanda.

O provável aumento do consumo de latas no Brasil nos próximos anos não virá apenas de um crescimento da demanda de embalagens em tamanhos e formatos diferentes, nem somente da exigência da sociedade de produtos de menor impacto ambiental. A própria latinha começa a ser vista com outros olhos, ganhando não apenas o coração de especialistas em cerveja e dos ambientalistas, mas também do consumidor.

Uma das razões para isso são as inovações que chamam a atenção para o produto (cervejas, refrigerantes, sucos, energéticos, chás e outras bebidas) nas prateleiras dos supermercados e nos eventos. Uma das principais campanhas do mercado cervejeiro neste ano foi a desenvolvida pela cerveja Skol, que lançou uma edição limitada de latinhas impressas com cores que simulam tons de pele. A campanha Skolors, que se destacou pelo conceito de diversidade, só se tornou realidade graças à tecnologia de impressão oferecida pela lata.

Também chamou a atenção do consumidor – e dos envasadores, claro – outra inovação disponível para a lata. A Novelis investiu e colocou no mercado chapas para a produção de anéis coloridos das latinhas, estimulando campanhas promocionais e edições limitadas. Parece pouco, mas para quem deseja dar um diferencial ao seu produto, customizando a embalagem para atrair o interesse do consumidor, os anéis coloridos são uma excelente opção.

Outro grande movimento veio da Coca-Cola, que lançou nova estratégia mundial com a mudança na identidade visual das embalagens. A proposta é usar uma marca única para todas as variações – Coca-Cola regular, Zero Açúcar e com Stevia e 50% menos açúcares –, mas cada uma com uma característica própria. Algo fácil de perceber quando se coloca lado a lado as latas de cada uma das opções de Coca.

São alternativas que a embalagem mais reciclada do mundo oferece ao consumidor e ao envasador. Tamanhos e formatos adequados a cada momento de consumo, tintas especiais que dão vida à lata, tecnologia de impressão que permite campanhas inovadoras e criativas.

A lata de alumínio para bebidas agradece a preferência.