Apesar de incertezas na política e na economia brasileira, apesar da queda de empregos, renda e consumo nos últimos anos, alguns sinais no segmento de bebidas e na área de sustentabilidade apontam para mudanças importantes no setor de embalagens. Há um cenário novo entre as cervejarias, com a expansão da Heineken no Brasil. Ao mesmo tempo, cresce a ainda incipiente produção de cerveja artesanal. E acompanhamos um movimento relevante no mercado de latas, como o nascido nos bares e restaurantes de Brasília (DF), que pode impactar outras cidades em busca da redução e destinação correta de seus resíduos.
Tivemos em 2016 a primeira retração nas vendas de latas de alumínio para bebidas em 14 anos, exatamente quando há uma reestruturação do setor. A crise serviu para os fabricantes de latinhas ajustarem as suas estratégias e analisarem com maior precisão o mercado brasileiro de embalagens. E os sinais que surgem no horizonte ajudam a compreender melhor o que pode vir pela frente, com boas perspectivas de aumento da demanda.
O provável aumento do consumo de latas no Brasil nos próximos anos não virá apenas de um crescimento da demanda de embalagens em tamanhos e formatos diferentes, nem somente da exigência da sociedade de produtos de menor impacto ambiental. A própria latinha começa a ser vista com outros olhos, ganhando não apenas o coração de especialistas em cerveja e dos ambientalistas, mas também do consumidor.
Uma das razões para isso são as inovações que chamam a atenção para o produto (cervejas, refrigerantes, sucos, energéticos, chás e outras bebidas) nas prateleiras dos supermercados e nos eventos. Uma das principais campanhas do mercado cervejeiro neste ano foi a desenvolvida pela cerveja Skol, que lançou uma edição limitada de latinhas impressas com cores que simulam tons de pele. A campanha Skolors, que se destacou pelo conceito de diversidade, só se tornou realidade graças à tecnologia de impressão oferecida pela lata.
Também chamou a atenção do consumidor – e dos envasadores, claro – outra inovação disponível para a lata. A Novelis investiu e colocou no mercado chapas para a produção de anéis coloridos das latinhas, estimulando campanhas promocionais e edições limitadas. Parece pouco, mas para quem deseja dar um diferencial ao seu produto, customizando a embalagem para atrair o interesse do consumidor, os anéis coloridos são uma excelente opção.
Outro grande movimento veio da Coca-Cola, que lançou nova estratégia mundial com a mudança na identidade visual das embalagens. A proposta é usar uma marca única para todas as variações – Coca-Cola regular, Zero Açúcar e com Stevia e 50% menos açúcares –, mas cada uma com uma característica própria. Algo fácil de perceber quando se coloca lado a lado as latas de cada uma das opções de Coca.
São alternativas que a embalagem mais reciclada do mundo oferece ao consumidor e ao envasador. Tamanhos e formatos adequados a cada momento de consumo, tintas especiais que dão vida à lata, tecnologia de impressão que permite campanhas inovadoras e criativas.
A lata de alumínio para bebidas agradece a preferência.