30-06-2022

Recycling Tour e Cada Lata Conta na praia de Copacabana

Matéria: Abralatas

Catadores de materiais recicláveis percorreram a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com as famosas mochilas coloridas de reciclagem, para mostrar às pessoas a responsabilidade de cada um com relação ao descarte adequado de resíduos. A ação internacional fez parte do “Recycling Tour” do programa Cada Lata Conta (Every Can Counts), nos dias 4 e 5 de junho e aconteceu simultaneamente em cidades de outros 20 países, como Paris e Londres.

Clique aqui e confira o Recycling Tour no Brasil!

Exemplo mundial de economia circular, no Brasil o índice de reciclagem da latinha está acima 95% há mais de 15 anos e chegou a 98,7% em 2021. “Somos campeões mundiais de reciclagem de latinhas e queremos incentivar as pessoas a se preocuparem com os resíduos que produzem dentro e fora de casa”, explica Cátilo Cândido, presidente da Abralatas, associação que coordena o Programa no País.

Além do Brasil, também participaram da iniciativa Áustria, República Tcheca, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Portugal, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Montenegro, Holanda, Polônia, Romênia, Sérvia, Eslovênia, Colômbia, Lituânia, Espanha e Reino Unido.

“Também queremos mostrar que pequenos atos cotidianos, como o descarte adequado de resíduos, podem nos ajudar a ter um futuro mais sustentável, com um planeta saudável”, afirmou o presidente da Abralatas.

Um estudo sobre habitos de reciclagem na Europa, feito pela agência de pesquisa LUCID em associação com a iniciativa Every Can Counts, em vista do Dia Mundial do Meio Ambiente 2022, revelou o interesse da popualação europeia em melhorar a reciclagem.

De acordo com o estudo realizado em 14 países da Europa, 91% dos entrevistados acham que é preciso fazer mais pelo meio ambiente. Além disso, 87% deles disseram que as empresas devem usar apenas embalagens infinitamente recicláveis, enquanto 89% concordam que as empresas devem ser responsabilizadas pelas embalagens que selecionam e devem usar apenas embalagens totalmente recicláveis.

 

Exemplo de economia circular chegou a Sapucaí

Nos cinco dias de desfiles das escolas de samba na Sapucaí, nesse Carnaval fora de época no Rio, o programa Cada Lata Conta coletou e garantiu a destinação correta de 8 toneladas de latinhas consumidas no local.

Na ocasião, catadores receberam diárias para coletar as latas, fazer a separação dos rejeitos e de outros materiais e transportar toda a sucata para as cooperativas de reciclagem. As 8 toneladas de latinhas foram vendidas pelos próprios catadores para centrais de reciclagem, gerando ainda mais renda para esses profissionais.

Clique aqui e veja a ação no Carnaval de 2022.