28-10-2022

Com setor em plena expansão, Abralatas comemora aumento no número de associados

Com mais fábricas e fornecedores no País, o setor brasileiro de latas de alumínio para bebidas se fortalece

A Abralatas tem ampliado de modo expressivo o seu quadro associativo nos últimos anos. No segundo semestre deste ano, por exemplo, mais cinco importantes empresas da cadeia produtiva da latinha decidiram se unir à associação, por entenderem que o setor unido tem muito mais força e representatividade.

De 2019 pra cá, além da expansão e da chegada de novas fábricas ao Brasil, foi registrado também um aumento de 160% no número de associadas empresas. “Éramos 11 associados há três anos e hoje somos 29. Isso mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo a nossa entidade como porta-voz do setor”, explica o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido.

Além das novas fábricas e das expansões, fornecedores do setor também têm aumentado sua presença em regiões fabris. É o caso da Roeslein, uma das principais produtoras de equipamentos e prestadora de serviços para a fabricação de latas no Brasil. Nova associada da Abralatas, a empresa chegou ao Brasil em 2020 e, em pouco mais de dois anos, já inaugurou nova unidade em Arujá, São Paulo (SP).

Outra empresa que passou a fazer parte da Abralatas é a CSI NTF (Não Tecidos e Filtros), que produz artigos têxteis fundamentais no processo de fabricação da lata. A Wacol também é um destaque entre os novos associados. A empresa fornece linha completa de vedantes para toda a indústria de embalagens metálicas, com aplicações químicas alimentícias.

A CTA Equipamentos fabrica máquinas e equipamentos voltados para a linha de produção de latas de alumínio, e também passou a fazer parte do grupo de associadas. A empresa tem sede própria em São Paulo (SP) e atende atualmente todo o mercado nacional e também o Mercosul. Destacamos também a mais nova associada Sun Chemical, uma das principais produtoras mundiais de soluções de impressão para vários setores, incluindo o de embalagens metálicas para 2 e 3 peças, também sediada no estado de São Paulo, em Guarulhos.

“Entendemos que esse aumento no número de associados reflete diretamente o crescimento contínuo e sustentável do setor no Brasil, além do reconhecimento do importante papel desempenhado pela Abralatas”, comemora Cândido.