28-10-2022

A experiência da Ball no Brasil com impressão digital

Por Danielle Ingramm, The Canmaker

Tradução por Abralatas

A demanda por tecnologia de impressão mais moderna, de alta qualidade e personalizável, está por trás do investimento feito pela Ball Corporation para criação da Ball Digital Printing em um impressionante centro de design de latas no Brasil chamado “Can Experience,” na fábrica de Jacareí, em São Paulo.

“O mundo é digital e temos que aproveitar a tecnologia ao máximo, para ganhar qualidade por meio de processos padronizados, automatizados, com poucos ou nenhum erro e, portanto, mais competitivos. Neste contexto, a transição de Film-to-Plate (FTP) para Computer-to-Plate (CTP) é imprescindível”, afirmou João André, Gerente do Can Experience.

André acrescentou que o processo de transição para a gravação digital exigiu planejamento e gestão eficazes: “Tivemos muito cuidado para conhecer bem a tecnologia e o que ela oferecia. Fizemos um teste piloto com o novo equipamento e só decidimos fazer a transição completa depois de termos a certeza de que dominávamos a tecnologia e que a equipe estava confiante.”

Ele não revelou quais equipamentos foram encomendados ou seus fornecedores, mas acrescentou: “Em um processo de transição tecnológica, contamos sempre com o apoio e o conhecimento dos fabricantes. Estabelecer parcerias com empresas locais renomadas é fundamental, pois o atendimento especializado e rápido e a disponibilidade de peças de reposição, são itens que não negociáveis neste caso.”

Considerado “o estúdio mais completo do mundo”, ele foi inaugurado junto com o serviço de impressão digital da Ball. “Existe uma demanda do mercado por impressões em menor quantidade – para edições comemorativas, campanhas especiais, eventos etc. – e com rótulos únicos e diferentes, bem como opções de impressão que usam mais cores e oferecem qualidade de imagem fotorrealista, para ampliar as possibilidades de comunicação com os consumidores. A Ball Digital Printing faz isso tudo”, disse João André.

André relembrou o desenvolvimento da impressão nas latinhas, que começou no final da década de 1980 no Brasil, com sistemas de impressão offset seco com capacidade para 400 latas por minuto. “Agora, pouco mais de 30 anos depois, nosso equipamento de impressão offset seco opera com uma capacidade de impressão de mais de 2.300 latas por minuto. Isso indica uma evolução significativa da tecnologia para acompanhar as demandas do mercado e tornar a lata ainda mais competitiva.

“Neste sentido, agora que a impressão digital é uma realidade no mercado, o processo de melhoria contínua dessa tecnologia, dentre outros aspectos, aumentam a capacidade de produção da Ball Digital Printing e conquista maior participação de mercado.”, aponta André.

Utilizando uma linha para Mini Lata de impressão digital da SLAC, o serviço tem um pedido de quantidade mínima de apenas 400 unidades com desenhos diferentes, em comparação com a quantidade mínima de 500.000 unidades necessárias para a impressão litográfica.

Dependendo do volume de produção, as latas podem ser impressas digitalmente e estar prontas para envaze em até 24 horas. O único tamanho de lata atualmente disponível é o de 473 ml.

“Nossa linha de mini latas, que reduz o limite do volume tradicional de DWI (estampagem e estiramento do corpo da latinha, abre oportunidades de baixo custo para volumes anuais inferiores a 50 milhões de latinhas,” disse Chris McKenzie, Diretor de Operações da SLAC.
“Todas as empresas fabricantes de latinhas de alumínio estão mudando para o mercado digital, personalizadas ou customizadas, que ganhará impulso com o surgimento do conceito da Geração Z e do Metaverso.”

O serviço pioneiro será oferecido a clientes em todo o Brasil, e já existem planos de expansão do serviço para outros mercados no futuro. “O início da tecnologia de impressão digital para embalagens metálicas é histórico,” acrescenta McKenzie. “O setor jamais teve a qualidade de impressão que a Ball Digital Printing veio para oferecer. É uma tecnologia disruptiva que tornará as embalagens mais práticas e sustentáveis do mercado ainda mais divertidas e essenciais para os consumidores.”

Segundo João André, a Ball espera que o serviço desperte o interesse de marcas que queiram usar latas impressas digitalmente para campanhas promocionais e interativas. Um dos primeiros a contratá-los foi a Better Drinks, um coletivo de cinco fabricantes de bebidas que produz uma ampla variedade de produtos premium, incluindo cerveja, vinho, água e bebidas prontas para beber.

A empresa encomendou 1.989 latas numeradas e impressas digitalmente do licor de ervas Vermelhão para comemorar o aniversário do cantor Gusttavo Lima, parceiro da marca. Foram impressos, ao todo, 33 rótulos diferentes em referência à idade de Gusttavo Lima. As latas, que retratam momentos icônicos da carreira do cantor, foram distribuídas para seus amigos e fãs.

 

 

A Ball declarou que espera aumentar, em breve, a variedade de tamanhos compatíveis com a tecnologia, assim como começar a oferecer efeitos especiais de impressão.