23-12-2010

Reciclagem para crianças

Cartilha destinada a crianças de 8 a 10 anos é aliada de escola e professores na conscientização sobre a importância da reciclagem e da sustentabilidade


Com objetivo de esclarecer o universo das embalagens e a sua relação com o meio ambiente para o público infantil, o Instituto de Embalagens lançou a cartilha “Nós, as Embalagens e o Meio Ambiente”. A publicação contou com o patrocínio da Abralatas e passou pela revisão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo e do Ministério do Meio Ambiente, além da aprovação pedagógica do Colégio Pentágono de São Paulo.

info_35_foto_11Além da cartilha, o Instituto desenvolveu um caderno de atividades lúdicas para que as crianças possam consolidar os conceitos aprendidos, por meio da interação com as embalagens. Dentre as atividades estão instruções para construção de brinquedos artesanais a partir de embalagens que iriam para o lixo.

Para Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens, a ideia surgiu com a necessidade de levar a informação sobre a reciclagem para o público infantil. “As crianças estão muito expostas a todo o tipo de notícias e elas já começam a se preocupar com questões ambientais. Afnal, isso está muito mais relacionado ao futuro delas do que ao nosso”, disse.

“Elas são curiosas e buscam informações, e essa orientação faz com que elas ajam em casa como agentes recicladores, orientando os pais e se mobilizando muito mais”, explicou.

Além de incentivar o consumo consciente, a cartilha explica os processos de produção dos materiais das embalagens que convivemos no dia a dia (aço, alumínio, plásticos, papel e vidros), e ensina como separar as embalagens para a coleta seletiva e a melhor destinação dos resíduos para garantir um mundo mais verde e sustentável para as futuras gerações.

Foram impressas 30 mil cartilhas que serão distribuídas em escolas públicas e particulares do Brasil e para os professores que trabalham temas como a reciclagem, sustentabilidade e o consumo consciente com crianças.

O material também será vendido em lojas e no site do instituto (www.institutodeembalagens.com.br). Além disso, as 350 “Salas Verdes” do projeto do Ministério do Meio Ambiente, voltado para a educação ambiental, vão receber a publicação.

>> Notícias da Lata - Edição 35

Mais notícias dessa publicação: