23-12-2010

Festa 100% alumínio

Considerado o carnaval fora de época mais tradicional do Nordeste, o Carnatal de 2010 teve um som diferente: o ruído socioambiental de latas de alumínio amassadas. Uma parceria da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Natal (Ascamar) com a Destak Promoções, empresa responsável pela organização do evento, garantiu a exclusividade de venda apenas de bebidas envasadas em latas de alumínio durante a festa.  A parceria teve o apoio da Ambev, patrocinadora do evento, e da Abralatas que forneceu bolsa-auxílio alimentação e vestimenta para cada um dos 70 catadores cadastrados.

Para Severino Lima Júnior, membro da equipe de articulação do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis (MNCR), o acordo é uma conquista importante para a sociedade. “As latas de alumínio, além de gerar uma renda maior para os catadores, é ambientalmente correta por ser confeccionada de um material de alta reciclabilidade. Ações como esta conscientizam a população sobre a necessidade de que sejam utilizadas no envasamento de produtos apenas as latas de alumínio”, destacou.

As associações de catadores de Natal participam há 10 anos do recolhimento do material reciclável  (embalagens de cerveja, refrigerante, garrafas de água mineral, destilados etc.) gerado pelo Carnatal, mas nem todas as bebidas eram em latas de alumínio.

Severino destaca que a parceria com a Abralatas é um marco para o movimento. Segundo ele, a oportunidade cria um canal de comunicação com a sociedade. “O catador tira o seu sustento do lixo. E poucas pessoas entendem a importância desse trabalho para a sociedade. A parceria com uma entidade tão importante e influente como a Abralatas dá a estes trabalhadores o reconhecimento e o respeito da sociedade em relação a esta profissão”, destacou Lima Júnior.

info_35_foto_05Com a parceria, as entidades pretendem, nos próximos anos, aumentar a participação dos catadores na festa. O número de pessoas envolvidas na coleta deverá passar de 70 para 100. Além disso, as entidades negociam com a organização a liberação do acesso aos camarotes vip e às tendas eletrônicas, o que deverá dobrar a quantidade de material recolhido.

Com o aumento da renda, os catadores das associações tiveram um Natal especial em 2010. O dinheiro arrecadado teve uma parte destinada a um fundo com a finalidade de distribuir cestas básicas para as famílias que não participam da coleta durante o Carnatal.

>> Notícias da Lata - Edição 35

Mais notícias dessa publicação: