23-01-2011

A Moeda de Lata

A reciclagem das latas de alumínio para bebidas no Brasil, que hoje alcança índice de 98,2% (2009), tornou-se um exemplo mundial de preservação dos recursos naturais e de logística reversa de embalagens. Há nove anos o país lidera o ranking mundial de reciclagem dessa embalagem. Esta história de sucesso é o tema central do livro “A Moeda de Lata” (Editora Técnica Comunicação Industrial, 2010), escrito pelo jornalista e economista especializado em finanças, José Roberto Giosa. A publicação do livro contou com o apoio da Abralatas.

O processo de reciclagem permanente de latas de alumínio no Brasil foi implementado há 20 anos e José Roberto Giosa é um dos principais personagens desse processo. Em seu livro, ele narra as dificuldades e as conquistas que fizeram com que a reciclagem de lata conquistasse seu espaço e viabilizasse a implantação de um modelo que hoje é referência mundial, considerado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) o principal “emprego verde” do país.

Para o diretor executivo da Abralatas, Renault de Freitas Castro, o livro é um registro histórico indispensável e uma homenagem justa a todos aqueles que foram fundamentais na construção do primeiro sistema de logística reversa implementado com sucesso no Brasil, sem ajuda governamental.

O livro tem prefácio do ex-deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), que destaca a importância da reciclagem do alumínio por gerar forte economia energética e grande inclusão social para milhares de brasileiros. Para Gabeira, a reciclagem é tratada de forma oposta à sua importância no Brasil e precisa ser vista pelos governos como uma agenda séria e isenta de tributação, uma vez que produtos não podem ser tributados duas vezes.

O livro está à venda nas lojas e nos sites das principais livrarias do Brasil.

 

>> Notícias da Lata - Edição 35

Mais notícias dessa publicação: