22-04-2014

Para refrescar

Calor excessivo impulsiona consumo de bebidas no início do ano

As altas temperaturas no início do ano, acompanhadas de baixa umidade, foram uma das principais responsáveis pelo aumento do consumo de bebidas em diversas cidades do país, impactando também na produção de latas para bebidas. Dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal (Sicobe) apontam que a produção de cerveja em lata nos dois primeiros meses do ano representou um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em São Paulo, por exemplo, que teve o mês de janeiro mais quente dos últimos 71 anos, o consumo de bebidas alcoólicas e não alcoólicas cresceu 5%, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP).

Estudos indicam que um aumento de 1% na temperatura média de uma determinada região representa incremento de 0,28% na venda de cerveja. Em uma cidade que consome, por exemplo, 114 milhões de latas em um dia com 25 graus de temperatura, as vendas saltam para aproximadamente 132 milhões de embalagens se atingir 40 graus. “O calor faz as pessoas saírem mais de casa, aumenta o relacionamento com outras pessoas, a confraternização. Ou seja, cresce o consumo de produtos e serviços nessa área e aumenta o consumo de bebidas”, explica Renault Castro, diretor executivo da Abralatas. Segundo Renault, o Carnaval tardio também impactou positivamente as vendas de bebidas. Em 2013, a produção total de cerveja em fevereiro caiu 20% em relação a janeiro, enquanto este ano a redução foi de apenas 5%, segundo o Sicobe.

>> Notícias da Lata - Edição 54

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