22-04-2014

Demanda atendida

Fabricantes de latas anunciam novos investimentos de olho nos formatos especiais.

Para atender a demanda crescente no país, especialmente o aumento de consumo esperado com a realização do Mundial da FIFA no Brasil, os fabricantes de latas de alumínio para bebidas já estão anunciando novos investimentos em 2014. “Além da Copa, fatores econômicos como a estabilização da inflação sobre alimentos, o aumento da renda disponível e também um Carnaval tardio, prometem impulsionar as vendas este ano”, avalia Carlos Medeiros, presidente da Abralatas.

O crescimento de 2013 – índice revisto de 3,1% sobre o ano anterior – e a expectativa sobre o Mundial anteciparam o anúncio de novas linhas de produção e prometem aumentar ainda mais a capacidade produtiva para além dos 28 bilhões de unidades/ano atuais. Os fabricantes estão de olho no crescente interesse do consumidor por embalagens especiais, que já representam um quarto das latas produzidas no país. “É o segmento que mais cresce”, explica Renault Castro, diretor executivo da Abralatas. “As latas diferentes do modelo tradicional (350 ml) atendem as necessidades do consumidor em diversas situações e, por isso, estão sendo muito demandadas pelo consumidor e, em consequência, pelos fabricantes de bebidas”.

A Rexam anunciou para abril uma nova linha de latas especiais em sua fábrica de Brasília (DF) e investimentos para incrementar a produção em Belém (PA). As novas linhas vão aumentar a produção de latas de 270ml e 473ml. “A tendência é que esse crescimento da demanda de latas especiais se mantenha”, explica Medeiros, que também preside a Rexam.

A Crown também aposta nas embalagens não tradicionais. “Em 2014 vamos consolidar nossa estratégia de oferecer latas especiais em todas as nossas fábricas, garantindo a nossos clientes o produto em todas as regiões do Brasil”, disse Djalma Novaes, presidente da Crown Embalagens. No planejamento da empresa, uma terceira linha de produção na fábrica de Cabreúva (SP), além da nova unidade em Teresina (PI) com inauguração prevista ainda para o primeiro semestre de 2014.

A Latapack-Ball também se prepara para atender a demanda crescente, estimada com a realização da Copa do Mundo. Segundo Jorge Bannitz, diretor comercial da empresa, a Latapack-Ball está capacitando suas fábricas para produzir todos os modelos de latas e aumentar a capacidade de produção de tampas em torno de 30%. “Além disso, estamos investindo na conversão de parte do nosso parque para produzir tampas do tipo CDL, mais leves que as tradicionais”, disse.

 

>> Notícias da Lata - Edição 54

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