22-04-2014

Lata em debate

O Rio de Janeiro recebeu em fevereiro a Latincan 2014, evento internacional organizado pela WorldCan Conferences que propõe debater as técnicas mais avançadas de produção de latas no mundo.  A Latincan 2014 reuniu respeitados especialistas de fornecedores globais da indústria de latas e representantes do setor de embalagens metálicas da América Latina e discutiu soluções para melhorar a competitividade da embalagem na região.

O diretor executivo da Abralatas, Renault Castro, foi um dos palestrantes do evento e mostrou quais são os desafios e as perspectivas da lata para bebidas no Brasil. Renault apresentou o crescimento do consumo da embalagem no país (que atingiu cerca de 40% do mercado de cervejas no final de 2013), explicou como o setor está envolvido na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e reforçou que a principal bandeira é o elevado índice de reciclagem da latinha.

Renault Castro, diretor executivo da Abralatas

Renault Castro, diretor executivo da Abralatas

 

Entre as oportunidades apresentadas, Renault destacou o ganho persistente de participação no mercado de cerveja (era de 32% há cinco anos) e a importância crescente dos impactos ambientais no país. Como ameaça, apontou as diferenças tributárias entre as embalagens, especialmente negativa da lata para bebidas em relação às demais, e o persistente aumento da carga tributária do segmento de bebidas frias, que contribui para reduzir a demanda desses produtos.

 

 

>> Notícias da Lata - Edição 54

Mais notícias dessa publicação:

22-04-2014
Acordo setorial
22-04-2014
Para refrescar
22-04-2014
Demanda atendida
22-04-2014
Bloco da lata
22-04-2014
Coleta na Copa