24-08-2016

Novos formatos e produção descentralizada ampliaram presença da lata no mercado de cerveja

Os números do Sistema de Controle da Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal, revelam que a estratégia dos fabricantes de latas de alumínio para bebidas em descentralizar a produção no Brasil obteve resultados significativos. O uso da embalagem no mercado de cerveja cresceu 10 pontos percentuais nos últimos cinco anos, mesmo com um aumento de apenas 2,8% na produção da bebida. A análise detalhada desses números aponta um dado ainda mais relevante. Em algumas regiões, a participação da lata já passa dos 60%, atendendo a uma demanda crescente do consumidor brasileiro.

ilustra_lata_Skol“A lata de alumínio ganhou novos formatos e tamanhos, adaptando-se a momentos distintos de consumo, e se aproximou ainda mais do dia a dia do brasileiro. As grandes cervejarias perceberam esse crescimento da demanda e hoje a lata já se aproxima de 50% de market share da bebida alcoólica mais consumida no país”, analisa Renault Castro, presidente executivo da Abralatas. O Brasil produziu 13,8 bilhões de litros de cerveja em 2015.

No primeiro semestre de 2016, indica o Sicobe, a lata apresentou um leve aumento na sua participação entre as embalagens da bebida, em relação ao mesmo período do ano passado. A embalagem envasou 46,7% da cerveja fabricada no Brasil, contra 46,0% registrados em 2015. A produção de cerveja, entretanto, registrou uma queda de 2,3% no período (cerca de 140 milhões de litros a menos).

Sempre analisando pelos primeiros seis meses do ano, o consumo de cerveja em lata no Brasil teve um sólido aumento, saindo de 36,4% em 2011. O crescimento de 10 pontos percentuais na participação da lata foi ainda mais surpreendente na Região Sul, onde o aumento atingiu 20,1 pontos percentuais nos últimos cinco anos, passando de 40,6% no primeiro semestre de 2011 para 60,7% nos seis primeiros meses de 2016.

ilustra_lata_GermâniaA ampliação das linhas de produção de latas permitiu um maior envasamento de cerveja na embalagem também na Região Centro-Oeste, onde a participação pulou 14,4 pontos percentuais. Representava 46,6% em 2011 e chegou a 61,0% em 2016, a maior taxa de participação entre todas as regiões.

Em termos de volume, a lata ganhou relevante espaço também na Região Sudeste, onde passou de 39,1% para 44,8% nos últimos cinco anos. Esse crescimento de 5,7 pontos percentuais na região representa o envasamento de aproximadamente 250 milhões de litros a mais.

Segundo maior mercado de cerveja do país, o Nordeste apresentou um aumento de 10,5 pontos percentuais no consumo de lata nos últimos cinco anos. A embalagem atingiu 39,4% de participação, envasando 170 milhões de litros da bebida a mais do que no primeiro semestre de 2011.