24-08-2016

Diálogo por uma economia de baixo carbono

Jorge_Angel (23)

Jorge Angel Rosa Garcia, presidente do Conselho Diretor da Abralatas

Produzir a embalagem mais reciclada do mundo nos enche de orgulho e responsabilidade. A lata de alumínio para bebidas começou a ser produzida no Brasil em 1989 e, logo em seguida, o setor implantou um sistema de logística reversa que seria modelo para a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estimulando, fortalecendo e capacitando cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Não paramos por aí. A Abralatas passou a realizar encontros para debater melhores soluções socioambientais para o país, com o Ciclo de Debates Abralatas. Agora, chegamos a um momento importante, com o debate ampliado sobre Economia Limpa, realizado em parceria com o jornal Folha de São Paulo. A Tributação Verde é o caminho, dizem os especialistas, para uma economia de baixo carbono.

Esta edição da Revista da Lata mostra como o tema é considerado relevante para diversos setores da economia. Não se trata de uma demanda da latinha, com seus índices de reciclagem próximos a 100%. A tributação verde precisa entrar de vez na cultura fiscal brasileira porque o consumo sustentável deve, necessariamente, ser alcançado. É o que trata o artigo do tributarista Ives Gandra Martins. O impacto de nossas decisões também é tratado no artigo do jornalista João Borges.

A revista apresenta também os novos players do setor de latas de alumínio para bebidas, com a incorporação global da Rexam pela Ball e a entrada de um novo fabricante no Brasil, a Ardagh Metal Beverage Brasil. Para o setor, composto também pela Crown Embalagens, momento de planejamento e definição de novos investimentos, num cenário econômico incerto.

Há um interesse constante por novas alternativas de formato e tamanho por parte da indústria de bebidas que busca se adequar às diversas demandas do consumidor.

A lata conquista mercado entre as cervejarias artesanais, que encontram na embalagem a melhor solução para a manutenção do sabor da bebida. Especialistas como a jornalista inglesa Melissa Cole, que nos brinda com um artigo nesta edição, sabem que a lata evita o impacto da luz e do oxigênio sobre a cerveja. Já estão nas ruas soluções para abastecer esse mercado crescente.

O certo é que temos um diálogo constante com clientes, fornecedores, governos, catadores, estudiosos, consumidores. Um diálogo que fortalece o setor cada vez mais.

Jorge Angel Rosa Garcia