23-12-2009

Ministério Público debate responsabilidade ambiental pós-consumo

renault_jose_alencar

Da esquerda para a direita: Renault Castro, Carlos Minc, Ministro do Meio Ambiente e José de Alencar, Vice-presidente da República

Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa) realizou, em dezembro, seminário voltado para discussão da responsabilidade ambiental pós-consumo de embalagens de produtos industrializados. A Abralatas, patrocinadora do evento, participou das atividades que reuniram mais de 200 pessoas no Rio de Janeiro (RJ).

O diretor executivo da Abralatas, Renault Castro, fez parte do painel sobre “A importância da educação ambiental para o gerenciamento dos resíduos urbanos”. Em sua apresentação, Renault explicou o processo de introdução da lata de alumínio no Brasil, responsável pelo primeiro programa permanente de reutilização de embalagem pós-consumo do país.

Ele destacou ainda os motivos do sucesso da reciclagem de latas de alumínio para bebidas como, por exemplo, o alto valor da sucata, a geração de emprego e renda para população com baixa qualificação, a melhoria da organização na fase de coleta da embalagem, entre outros. A Organização Internacional do Trabalho considera o modelo brasileiro de reciclagem de latas de alumínio um exemplo a ser seguido por outros países, um exemplo para a indústria do futuro, afirmou.

 

>> Notícias da Lata - Edição 29

Mais notícias dessa publicação: