17-02-2009

Lei Seca provocou aumento na venda de latas

A entrada em vigor da chamada Lei Seca acabou modificando hábitos do consumidor. Segundo o superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), Ênio Rodrigues, “ocorreu uma migração da venda em bares e restaurantes para os supermercados, que registraram um aumento de 20% na venda de cerveja”. Para Ênio, a maior parte desse índice foi absorvida pelas latas.

O coordenador da Comissão de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Hênio de Nicola, também se surpreendeu com o aumento na oferta de latas no mercado de reciclagem no segundo semestre de 2008. “Em geral, por causa do Verão, há um crescimento de 2,8% a 3,5% na oferta de latas a partir de outubro. Desta vez, o aumento veio antes, em setembro, e praticamente dobrou, chegando a 6,2%”.

Hênio acha que isto se deve em parte à entrada da Lei Seca, mas acha que a crise internacional também influenciou este crescimento na oferta de sucata. Parte dessas latas são reutilizadas por outros segmentos da indústria, como a produção de pó de alumínio, por exemplo, que sofreram impacto maior com a crise. Isto provocou maior disponibilidade de sucata para a fabricação de novas latas.

>> Notícias da Lata - Edição 23

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