05-08-2015

Investimentos em tecnologia e inovação serão estratégicos para 2015

Diante das incertezas da economia, os fabricantes de latas de alumínio para bebidas vão trabalhar, em 2015, para reduzir custos e aumentar a produtividade. Além disso, apostam em tecnologia e inovação para buscar manter o mesmo nível de produção alcançado em 2014. “Não temos uma perspectiva muito boa para o ano, mas, pelos resultados dos últimos tempos, sabemos que a lata ganha mercado quando oferece opções de formatos para o consumidor e rótulos que destacam a embalagem. O setor vai continuar a trabalhar com muita tecnologia e inovação para atingir um crescimento mínimo em 2015”, avalia o novo presidente do Conselho Diretor da Abralatas, Jorge Angel Rosa Garcia.

A fabricante de latas Rexam, líder do setor na América do Sul, manterá, em 2015, os investimentos previstos para as necessidades do mercado. A informação foi dada pelo presidente da empresa no Brasil, Carlos Medeiros. “Em 2015, a indústria deverá focar acima de tudo no gerenciamento e no controle dos custos. É preciso pensar em alternativas para manter o ritmo de crescimento”, afirma o executivo.

Em 2014, cerca de R$ 500 milhões foram investidos pelos fabricantes de latas de alumínio para bebidas para ampliar linhas de produção e a variedade do produto oferecido aos envasadores de bebidas. Entre os investimentos anunciados pela Rexam estava uma nova linha de latas especiais em sua fábrica de Brasília (DF), além de aportes para incrementar a produção de Belém (PA). As novas linhas aumentaram especificamente a produção de latas de 270 ml e 473 ml.

 

Augusto_Seoane

Augusto Seoane, diretor executivo da Latapack-Ball

Renato_Estev_o

Renato Estevão, diretor comercial da Rexam

Wilmar_Arinelli

Wilmar Arinelli, presidente da Crown Embalagens

 

 

 

 

 

 

 

É justamente esse segmento de latas especiais (formatos diferentes de 350 ml) que alavancou a demanda pela embalagem. O diretor comercial da Rexam para a América do Sul, Renato Estevão, lembra que as latas especiais começaram a ser introduzidas no Brasil em 2006. “Hoje, já representam cerca de 30% da produção nacional”, reforça.

A Crown Embalagens também aumentou sua capacidade de produção em 2014 inaugurando nova fábrica de latas em Teresina (PI) e uma linha adicional na unidade de Cabreúva (SP). “Fizemos esses investimentos em 2014 visando atender às demandas de mercado”, explicou Wilmar Arinelli, presidente da empresa. De acordo com o executivo, novos investimentos vão depender dos rumos da economia brasileira.

Wilmar Arinelli também prevê dificuldades para este ano. “Não acredito em um crescimento como o de 2014. Teremos no máximo um crescimento de um dígito baixo, em função da economia estagnada”, adiantou.

O mercado brasileiro de latas para bebidas cresceu 10,7% em 2014, com a comercialização de 23,8 bilhões de unidades. Além de representar cerca de 50% das cervejas envasadas no Brasil, a lata de alumínio mais do que dobrou sua participação nos últimos anos no segmento de sucos, chás, cachaças, vinhos e energéticos.

Para o diretor executivo da Latapack-Ball, Augusto Seoane, os riscos para o setor em 2015 ainda são preocupantes. “É possível que haja um recuo na produção de bebidas neste ano. Mesmo com essa possibilidade, acredito que temos boas chances de continuar aumentando a participação da lata de alumínio no consumo dos brasileiros”, avalia.

A Latapack-Ball também se prepara para produzir todos os modelos de latas em suas fábricas e ampliar a capacidade produtiva. Segundo Seoane, a empresa vai aumentar a capacidade de produção de tampas em torno de 30%. “Além disso, estamos investindo na conversão de parte do nosso parque para produzir tampas do tipo CDL, mais leves que as tradicionais”, disse.