05-08-2015

Inovações e sustentabilidade

Ela chama a atenção na prateleira do supermercado, destaca-se nos eventos noturnos, embeleza comemorações e festividades. Não bastasse isso, quando descartada, promove renda, trabalho e sustentabilidade para todos. Além do mais, ainda tem um conteúdo que pode matar nossa sede, alegrar nosso dia e trazer emoções, memórias.

A lata de alumínio completou 25 anos no Brasil, marcando sua presença nos lares, nos bares, nas confraternizações. Conquistou espaço no mercado de bebidas porque evoluiu. Trouxe soluções, formatos adequados a cada momento de consumo, novidades, tintas especiais e acompanhou as inovações tecnológicas.

Hoje, estamos perto de envasar metade da cerveja produzida no país e conquistamos, cada vez mais, novos mercados, como o vinho, o suco, a cachaça, o chá. E até mesmo as cervejas especiais. Todos à procura de uma embalagem que proteja o sabor, a qualidade.

Esta edição da Revista da Lata mostra as alternativas apresentadas pelos fabricantes para conquistar o consumidor, que busca, a cada dia mais, produtos com níveis de sustentabilidade avançados.

E como estimular o consumo sustentável? Uma das soluções seria a tributação verde, a adoção de uma política pública que privilegie produtos e serviços com menor impacto ambiental. Marcada nesta edição pelo artigo do ministro Carlos Ayres Britto, a tributação sustentável volta a ser tema do Ciclo de Debates Abralatas em 2015. Há ainda o texto do jornalista Júlio Mosquéra, que aponta como o tema é tratado no Congresso Nacional.

Na mesma linha, a publicação traz artigos do Inmetro, que está para implantar a rotulagem ambiental (outra forma de estimular o consumo sustentável), e do Pnuma, exatamente sobre os padrões de consumo e produção que levam a um desenvolvimento mais preocupado com os impactos ambientais.

Não temos a pretensão de achar que esse tema é exclusivo nosso, da lata, a embalagem mais reciclada do mundo. Pelo apoio que estamos recebendo, dos mais diversos setores, percebemos que esse é um assunto que está acima de qualquer disputa política ou econômica.

O que já é um excelente começo de conversa.

Jorge Angel Rosa Garcia (foto), presidente do Conselho Diretor da Abralatas.