24-06-2013

Inovação na produção

Anel e tampa da lata serão fabricados com alumínio reciclado

A Novelis, produtora de chapas de alumínio para latas, deve concluir, ainda em 2013, projeto global de fabricação de chapas com uma liga única de alumínio. Com a mudança, o anel e a tampa – que hoje são feitos a partir de alumínio primário – passarão a ser produzidos com alumínio reciclado, na mesma liga do corpo da lata, explicou Manfred Stanek (foto), diretor de vendas e marketing da Novelis para a América do Sul.

O diretor afirma que a mudança na fabricação do anel e da tampa de latas para bebidas com uma liga única é uma solução de alta tecnologia, que reforça o posicionamento da lata como a embalagem mais sustentável. “Alavanca os índices de reciclagem mundialmente; fecha o looping perfeito do processo de reciclagem, agrega valor à marca do cliente e cria uma enorme vantagem competitiva frente a outros tipos de embalagem”, disse.

jornal_noticias_da_lata_n.50_2013.inddO compromisso da empresa é atingir globalmente 80% de conteúdo reciclado de metal em seus produtos até 2020, o que envolve a pesquisa de novas ligas que atendam as especificações dos clientes e que absorvam maior conteúdo do metal reciclado. No ano passado a empresa inaugurou, em Atlanta (EUA), o Novelis Global Research & Technology Center, onde as equipes desenvolvem, inclusive, tecnologias em reciclagem, com a contribuição dos especialistas distribuídos pelas diversas plantas em todo o mundo.

A chapa de alumínio (Novelis evercan™) para fabricação do corpo das latas para bebidas com teor garantido de pelo menos 90% de material reciclado já está disponível na América do Norte e na Europa e, até o fim de 2013, estará disponível em todo o mundo. “Ainda não é possível precisar quando teremos disponível a chapa de alumínio com 100% de teor de metal reciclado, mas incessantemente temos trabalhado para atingir este objetivo”, afirma Stanek.

De acordo com Manfred, essas inovações proporcionam benefícios ao meio ambiente na medida em que reduzem a pegada de carbono das empresas de bebidas e de seus parceiros da cadeia de suprimentos. Além disso, permitem que os consumidores ambientalmente conscientes comprem produtos de baixa pegada de carbono.

 

>> Notícias da Lata - Edição 50

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