23-02-2012

Folia Limpa e Solidária

Ecofolia Solidária em Salvador, e Carnaval Verde em Recife e Olinda, geram renda para mais de 3 mil catadores e retiram cerca de 70 toneladas de material reciclável das ruas

O Carnaval de 2012 nas cidades de Salvador-BA, Olinda-PE e Recife-PE recebeu o apoio da Abralatas e ganhou nota dez em limpeza, reciclagem, preservação ambiental e responsabilidade social. Em Salvador, o projeto Ecofolia Solidária, com nove anos de experiência, reuniu cerca de 3 mil catadores que recolheram 65 toneladas de materiais recicláveis. Quase o dobro do coletado no ano anterior.

info_42_foto_01

Além de manter a cidade limpa durante a festa, que conta com mais de 2 milhões de foliões nas ruas todos os dias, a ação ajuda a preservar o meio ambiente por meio da reciclagem e ainda garante o sustento dos trabalhadores.

O projeto “Ecofolia Solidária: o trabalho decente preserva o meio ambiente” é uma iniciativa do Complexo Cooperativo de Reciclagem da info_42_foto_02Bahia (CCRB), em parceria com a incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários (incuba/UNEB) e o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA). o principal objetivo do programa, financiado pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, é garantir a dignidade e a segurança do catador. o Projeto também recebe o patrocínio da Abralatas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, da Prefeitura Municipal de Salvador, da Petrobrás, da Brahma e da Associação Vida Brasil.

Durante os dias de trabalho no Carnaval, os catadores recebem três refeições diárias, fardamento e equipamentos de proteção individual. Para dar melhor assistência e evitar que os trabalhadores carreguem muito peso ou tenham que armazenar a sucata para vender em grandes quantidades, os catadores também contam com cinco centrais de apoio, localizadas no circuito Dodô e Osmar. Nessas unidades os resíduos coletados são pesados e os catadores recebem o pagamento referente ao seu trabalho no ato da entrega.

info_42_foto_03

O projeto também combate o trabalho infantil, pois só permite o cadastro de maiores de 18 anos de idade, e evita a exploração feita pelos “atravessadores” ao garantir que apenas catadores uniformizados possam recolher e vender o material nos postos de pesagem.

 

 

 

 

Carnaval em homenagem a mulher

Já no Recife e em Olinda, além de repetir o sucesso do Carnaval Verde, realizado com o apoio da Abralatas, a Associação Meio Ambiente Preservar e Educar (AMAPE) homenageou as catadoras, em uma ação antecipada ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. “Como o Carnaval neste ano foi na última semana de Fevereiro, quisemos fazer uma homenagem às mulheres. Elas foram fotografadas e faremos uma exposição. Serão 20 fotos em tamanho A4”, declara Sérgio Nascimento, presidente da AMAPE.

Catadoras de Latinhas

Apenas mulheres participaram da catação, que contou com a participação de 30 trabalhadoras que se revezaram entre o Carnaval de Olinda e Recife. Juntas, elas recolheram 6 toneladas de latinhas, volume 5% maior que o registrado em 2011, segundo Nascimento.

Com a presença do tradicional boneco gigante vestido de catador, o Zé da Lata, as catadoras chamaram atenção e tiveram seu trabalho valorizado. Durante os dias de carnaval as catadoras receberam uniforme e uma ajuda de custo de R$50,00.

“O Zé da Lata é o símbolo de uma campanha para garantir um carnaval mais limpo com viés voltado para a sustentabilidade, coibir o trabalho infantil e chamar a atenção da sociedade para a importância da coleta feita pelos catadores nas cidades brasileiras.”, afirma Sérgio Nascimento.

O projeto Carnaval Verde é uma realização da Abralatas em conjunto com a Prefeitura de Olinda e com a Associação Meio Ambiente Preservar e Educar (AMAPE). A ação consiste em dar apoio à venda de embalagens recicláveis, com o objetivo de valorizar o trabalho dos catadores, garantir uma melhor identificação e respeito à classe, ajudar a agregar o valor social e ambiental ao Carnaval de Olinda, além de combater o trabalho infantil e a exploração dos atravessadores.

>> Notícias da Lata - Edição 42

Mais notícias dessa publicação: