09-10-2009

Evento Celebra os 20 anos da lata no Brasil

Os 20 anos da lata de alumínio para bebidas no Brasil e os 50 anos no mundo foram comemorados em Brasília, em evento promovido pela Abralatas no dia 30 de setembro. No auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a cerimônia em homenagem a embalagem – considerada de menor impacto ambiental – contou com palestra do antropólogo Prof. Roberto DaMatta. Ele falou sobre os hábitos de consumo do brasileiro e o papel da lata nesse contexto nos últimos anos.

O início da produção no país alterou a estratégia de vendas de bebidas e o comportamento do consumidor. De lá para cá, o crescimento da participação da lata no mercado de bebidas tem sido constante e hoje a embalagem faz parte do dia-a-dia do brasileiro. Em junho, a lata representava cerca de 33% das embalagens de cerveja e 8% das de refrigerante.

Na manhã do dia do evento, a Abralatas e a Abal (Associação Brasileira do Alumínio) divulgaram o índice de reciclagem da lata de alumínio de 2008 – que foi de 91,5%, colocando o Brasil, novamente, na frente dos demais países do mundo. Há oito anos o Brasil lidera o ranking mundial de reciclagem da embalagem, com um modelo que viabilizou a coleta e reciclagem de outros produtos.

Fez parte do evento também uma exposição com 32 fotografias que mostram a lata no dia a dia do brasileiro. As imagens são resultado de concurso realizado pela Abralatas que distribuiu mais de R$ 10 mil em prêmios e teve entre seus participantes fotógrafos amadores e profissionais de todo o país.

O lançamento da edição 2009 da Revista da Lata ainda completa as comemorações dos 20 anos da embalagem no mercado nacional. A publicação, que foi distribuída na comemoração, traz em 44 páginas artigos e dados sobre o desempenho do setor e matérias abordando os temas de destaque do ano relacionados com a lata.

>> Notícias da Lata - Edição 27

Mais notícias dessa publicação: