09-10-2009

Bebidas sofisticadas

Cervejas especiais, vinhos e até espumantes, antes encontrados apenas em garrafas de vidro, agora também estão disponíveis na versão em lata. A optção pela embalagem em alumínio é vista pela indústria de bebidas sofisticadas como forma de ampliar o mercado, e conquistar um novo grupo de apreciadores – que buscam aliar praticidade com elegância e modernidade.

O primeiro espumante em lata 100% nacional, Glamm Sparklin Wine, é um exemplo de utilização da lata nesse mercado de bebidas sofisticadas. O produto, fabricado em uma vinícola de Caxias do Sul, é distribuído para consumo em casas noturnas e supermercados. A bebida foi pensada para eventos informais como festas e viagens, em que a praticidade da embalagem (mobilidade, segurança, facilidade de gelar e descarte) é fator fundamental para o consumo. O diretor executivo da Glamm, Ricardo Lowndes, diz que a lata foi selecionada como embalagem após a realização de uma pesquisa de análise de recipiente.

O levantamento identificou que, em todo o mundo, os objetos com formatos simétricos e/ou cilíndricos apresentam melhor equilíbrio, agradando mais como produto sofisticado. “A lata, por atender esse conceito, além de ser uma embalagem simples, clean e básica, chamou atenção da fabricante que escolheu o formato Sleek 250 ml”, comentou Ricardo.

Sem ficar de fora das inovações, a Stella Artois, que antes só era comercializada em garrafa, decidiu fornecer o produto no Brasil usando a embalagem em lata de 269 ml, com design inovador. A nova versão dessa cerveja premium chegou ano passado aos pontos de venda selecionados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. É fruto de pesquisa realizada pela marca, para oferecer aos consumidores um produto com conceitos de qualidade, sofisticação e inovação. Elaborada nas cores branca e dourada, a lata segue a identidade visual global do fabricante, sendo vendida em pacote com oito unidades.

Mobilidade A Cerpa é outra marca de cerveja premium que também optou pela lata como aposta de embalagem para a bebida. A fabricante já havia adotado a lata, antes em folhas de flandres nos anos 70 e depois de alumínio nos anos 80.

No entanto, em 2004 a produção utilizando a embalagem em alumínio foi suspensa, voltando em 2009, após o convencimento da fabricante de que a lata é uma embalagem de conveniência cujo uso deu mais mobilidade ao consumidor, sendo revertida em números adicionais para a indústria. “A lata nos permite entrar em pontos em que as demais embalagens como as de vidro, por exemplo, não são possíveis por motivos que vão desde a facilidade no manuseio até a segurança e o meio ambiente”, observa o diretor da Cerpa S.A, Ibrahim Dahás.

A Dado Bier, marca gaúcha que se tornou referência nacional em produção de cervejas especiais, também se rendeu à lata e passou a distribuir este ano o produto no chamado latão (473 ml). O uso dessa embalagem é vista pela empresa como uma estratégia para ampliar sua participação no setor, atingindo uma nova e diferenciada parcela dos consumidores brasileiros. A cerveja na nova embalagem já pode ser encontrada no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Contente com os resultados da oferta da bebida em latão, a marca acaba de lançar a cerveja “DadoBier Lager”, estilo pilsen, na versão tradicional da lata, em 350 ml. Inicialmente disponível apenas para o mercado gaúcho, a bebida em breve deverá ser distribuída nacionalmente.

>> Notícias da Lata - Edição 27

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