04-11-2011

Ciclo de Debates Abralatas 2011: Hábitos sustentáveis

Pesquisa realizada em 17 países pela National Geographic e pela Global Insights & Strategy (GlobeScan) colocou o Brasil na segunda colocação do ranking mundial de hábitos sustentáveis de consumo. O resultado do estudo, apresentado no Ciclo de Debates Abralatas 2011 – Etapa Brasília pela gerente de pesquisa da GlobeScan, Tove Malmqvist, revela um bom avanço do país em quatro quesitos pesquisados, mas mostra que ainda há um longo caminho a ser percorrido até uma situação ideal.

“Percebemos que há uma preocupação crescente do consumidor brasileiro por produtos de menor impacto ambiental, por embalagens mais sustentáveis, por hábitos mais saudáveis. A pesquisa confrma essa situação, mas indica que podemos melhorar ainda mais nossos comportamentos”, avaliou Renault Castro, diretor executivo da Abralatas. O índice (Greendex) mede o desempenho em itens como moradia, transporte, alimentação e consumo de bens e de produtos.

Segundo Tove Malmqvist, o resultado obtido pelo Brasil junto a seu mais recente desempenho econômico no cenário internacional, tem despertado muito interesse por parte de grandes instituições e empresas multinacionais. A GlobeScan é uma consultoria internacional utilizada por governos, instituições, ONGs e empresas, como a Nestlé, Chevron, Pfizer e BBVA, para informar sobre problemas, gestão da reputação, estratégias de responsabilidade social e de comunicação, bem como fornecer orientações para as equipes de planejamento de novos produtos, serviços e iniciativas em mercados específicos.

Ao permitir um olhar mais acurado dos hábitos dos consumidores dos países pesquisados, o Greendex orienta a atuação de empresas e instituições e abre perspectivas de investimentos externos focados nos nichos identificados.

O Brasil obteve bom desempenho no item moradia, sobretudo pela economia de energia em comparação com países mais frios, onde o consumo é elevado pela necessidade de sistemas de aquecimento. Além disso, a energia brasileira, baseada principalmente em hidroelétricas, é considerada limpa. No que se refere ao transporte, a pesquisa concluiu que os brasileiros, em geral, moram mais próximos do local de trabalho, compartilham o carro e utilizam mais o transporte público do que outras populações. Isso impacta positivamente no consumo de combustíveis fósseis.

Já no fator alimentação, o Brasil não está muito bem colocado na pesquisa. Segundo Tove Malmqvist, o hábito brasileiro de consumir muita carne vermelha e pouca fruta e verdura, não está melhorando. No quarto e último item aferido, relacionado ao consumo de bens e produtos, a gerente da GlobeScan afirma que o país está “relativamente bem, posicionando-se contra produtos nocivos ao meio ambiente”.

>> Notícias da Lata - Edição 40

Mais notícias dessa publicação: