05-08-2015

Bottlecan? Sim, as garrafas de alumínio chegaram para ficar

Elas foram chegando de leve – aliás, muito de leve – e acabaram caindo no gosto e na mão do consumidor. São as garrafas de alumínio, um produto recente no mercado brasileiro, que ganha destaque nos bares, restaurantes e nas baladas, distribuindo ousadia, diversão e inovação. “As garrafas de alumínio trazem um design que chama a atenção do consumidor e volta a despertar o interesse por coleções de embalagens. Certamente serão vistas com mais frequência na mão do consumidor brasileiro”, acredita Renault Castro, presidente executivo da Abralatas.

As primeiras garrafas de alumínio foram lançadas em 1998, pela cervejaria japonesa Sapporo, e logo ganhariam outros mercados, conquistando o consumidor americano e europeu. “As vantagens da lata de alumínio – gelar mais rápido, proteger o conteúdo, ser inquebrável – receberam outros benefícios com a garrafa de alumínio, principalmente o estético e o de fácil manuseio para o consumidor”, reforça Renault.

O curioso é que a nova embalagem, uma mistura de lata e de garrafa, recebeu o “apelido” de bottlecan em alguns países. Hoje é usada em todo o mundo para envasar cerveja, refrigerante, vinho, vodka. Aproveitando a característica de ter uma impressão em toda a embalagem (como a lata), a garrafa de alumínio faz sucesso com tintas especiais, que brilham no escuro ou que tenham reação à ultravioleta, conquistando os usuários de casas noturnas.

Feita em alumínio 100% reciclável, como a lata, a garrafa tem outra característica importante do ponto de vista comercial. Pode assumir formatos diferentes, como o icônico modelo da Coca-Cola. A fabricante distribuiu, no Natal de 2014, uma garrafa de alumínio para comemorar os 100 anos de criação. A bebida foi comercializada em estampas natalinas, como se estivesse embrulhada para presente. Inclusive com uma etiqueta para ser completada com o tradicional “de” e “para”. “Estamos revisitando um clássico que nunca saiu de moda”, afirmou Marina Rocha, gerente de Marketing da Coca-Cola.

As primeiras garrafas chegaram ao país para marcar determinadas datas e eventos. A cervejaria Heineken importou a embalagem da Holanda, para comemorar seus 140 anos. A Brahma, Skol e Budweiser, durante a Copa do Mundo de 2014. A Smirnoff Ice trouxe a impressão em alta definição. Com o sucesso do Natal, a Coca-Cola pretende incorporar definitivamente a garrafa de alumínio ao seu portfólio no país.

Outra vantagem da bottlecan é a leveza do material. A Rexam importou suas garrafas da República Tcheca para abastecer o mercado nacional. As garrafas de 330 ml pesam apenas 23 gramas, quase um décimo do peso da long neck de vidro. “Isso literalmente tem um peso no momento da distribuição e do armazenamento do produto, além de ser mais seguro. É algo que veio para ficar”, acredita o presidente executivo da Abralatas.

 

smirnoff_ice_aluminio