24-06-2012

Abralatas marca presença na Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em junho, no Rio de Janeiro/RJ, fez com que os olhos do mundo inteiro estivessem voltados para as discussões sobre economia verde e desenvolvimento sustentável. A Abralatas não poderia ficar fora desse evento tão importante. “É preciso dar visibilidade às boas práticas e agir em conjunto com os governos e a sociedade, para alcançarmos o desenvolvimento sustentável. E o catador de materiais recicláveis precisa fazer parte desse processo”, afirma Renault Castro, diretor executivo da Abralatas.

Na Rio+20, Renault participou, como palestrante, do painel Novas Tecnologias de Inclusão dos Catadores, que tratou das experiências e propostas concretas para a inclusão do catador no sistema de reciclagem. “O papel dos catadores na linha de produção da reciclagem, trabalhando em cooperativas, é essencial para a eficiência da limpeza urbana e a Abralatas trabalha para que essa categoria participe dos resultados dessa atividade”, declarou Renault. O evento aconteceu na Cúpula dos Povos, na tenda dos catadores de materiais recicláveis.

Durante o mês em que foi realizada a Rio+20, a Abralatas também participou de diversos eventos ligados ao tema. Esteve presente em debates do Ministério do Meio Ambiente (MMA), tais como o Painel Produção e Consumo Sustentável do Ciclo de Debates do MMA para a Rio+20; da reunião de presidentes e diretores executivos (CEOs) de empresas e associações membros do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) com a Ministra Izabella Teixeira, do MMA, para fornecer subsídios ao governo brasileiro sobre a visão do setor produtivo em relação aos temas da Rio+20 e, finalmente, dos Diálogos pela Sustentabilidade, reunião de CEOs brasileiros com a Ministra do MMA para a troca de informações a respeito de propostas visando a dar consistência a metas e compromissos de desenvolvimento sustentável.

A Associação Brasileira do Alumínio (Abal) também representou o setor de alumínio no evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde apresentou um balanço de sustentabilidade e apontou as vantagens do alumínio. O documento traz os números do setor e, em particular, sobre o mercado de latas de alumínio, e afirma que o alumínio é “verde” em sua origem, por ser proveniente de matriz energética limpa e renovável e por ser um metal que oferece reciclabilidade absoluta, como comprovam os elevados índices de reciclagem de latas de alumínio. Com a intensificação do debate sobre as mudanças climáticas e sobre a necessidade de diminuição das emissões de gases causadores do efeito estufa, o alumínio ganhou mais notoriedade.


Reciclar é arte na Rio+20

Os materiais recicláveis ganharam atenção especial durante a Conferência da ONU. Sob a inspiração do artista plástico Vik Muniz (foto ao lado), a população foi convidada a preencher a imagem da Baía da Guanabara – que teve como base uma fotografia tirada pelo próprio artista, em 2009, do Mirante Dona Marta – com embalagens, incluindo a latinha de alumínio. O resultado foi a forma da Baía de Guanabara ganhando cor e volume a cada embalagem que era acrescida. Denominada Projeto Paisagem, a instalação ocupou um espaço de 1.200m² e foram necessárias mais de duas toneladas de material reciclável para a sua composição.

 


Coleta Seletiva em pauta

A Coca-Cola Brasil promoveu, durante a Rio+20, o painel Implementação de coleta seletiva nas cidades-sede da Copa do Mundo, para debater como transformar a realidade atual, onde apenas 8% dos municípios possuem algum tipo de coleta seletiva, em um sistema eficaz de reciclagem, desde o processo de coleta seletiva até o seu destino final. O plano a ser implementado pelo Ministério do Meio Ambiente e a redução de resíduos sólidos também foram abordados na discussão. O debate aconteceu no Parque dos Atletas e contou com a participação de Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, André Vilhena, diretor-executivo do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) e a liderança do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

 

 

>> Notícias da Lata - AbralatasEdição 44

Mais notícias dessa publicação: