23-12-2021

Abralatas integra Pacto Global da ONU

O compromisso do setor produtivo brasileiro de latinhas de alumínio para bebidas com o desenvolvimento sustentável ganhou reforços em dezembro. No dia 3, a Abralatas passou a integrar formalmente o Pacto Global da ONU. A iniciativa já reúne mais de 19 mil empresas e instituições em todo o mundo. No Brasil são cerca de 1,5 mil entidades comprometidas com o desenvolvimento e a implementação de estratégias de gestão que viabilizem o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

 

“Ingressar na Rede Brasil é uma forma de a Abralatas se engajar ainda mais nas práticas de ESG e fazer a sua parte para um amanhã melhor e um mundo mais equânime”, ponderou o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido. O diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, destacou que o setor produtivo brasileiro está cada vez mais preocupado com questões de sustentabilidade. “Estamos na hora da ação, de contribuir de fato. Por isso, é tão importante termos tantos stakeholders engajados nessa agenda”, afirmou.

 

Ao ingressar no Pacto Global da ONU, as empresas se comprometem a implementar ações de boas práticas empresariais que visem a efetivação dos direitos humanos, o trabalho justo, a preservação do meio ambiente e o combate à corrupção. “Nós da Abralatas já desenvolvemos discussões e ações nesse sentido há alguns anos. A implementação de nossos comitês técnicos temáticos e de uma agenda transversal de ética e compliance em nossas empresas fundadoras já observava os parâmetros da ONU. O momento é importante porque reconhece essas ações e fortalece o compromisso do setor com a Agenda 2030”, enumerou Cândido.

 

Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU. Criada em 2003, a Rede Brasil  hoje é a terceira maior do mundo, com 1,5 mil membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no País abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.

 

Leia mais sobre as ações de ESG das empresas associadas na  Revista da Lata 2021.