06-04-2021

Abralatas divulga resultado anual positivo das vendas do setor

Lots of soda/beer cans in rows. Focus on closest can.Other drink can images:

Mesmo com a pandemia, o segmento das latinhas continuou apostando no Brasil e crescendo com recordes

Lots of soda/beer cans in rows. Focus on closest can.Other drink can images:

Há mais de 30 anos no mercado brasileiro, a latinha de alumínio para bebidas continua a surpreender com um crescimento de 7,3% em 2020. A embalagem mais sustentável do planeta demonstra que mesmo com queda durante o mês de abril conseguiu reverter a situação e conquistar ainda mais o consumidor brasileiro por oferecer maior variedade de bebidas e tamanhos. No total, 32 bilhões de latas foram comercializadas no último ano, um recorde, com faturamento de R$17,5 bilhões.

“Foi um ano desafiador. Mas as nossas fábricas continuaram trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana, para atender a demanda dos brasileiros e mantendo todos os protocolos sanitários”, afirma o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido. Devido ao aumento da demanda o setor encontra-se em plena expansão. Em 2020, duas novas fábricas foram inauguradas e a ampliação de linhas de produção já existentes resultaram em investimentos de cerca de R$ 1 bilhão. Para os próximos dois anos mais três fábricas serão inauguradas com um investimento de R$ 2 bilhões.

A latinha de alumínio desembarcou no país em 1989 e de lá para cá conquistou os consumidores brasileiros. O aumento constante na comercialização da embalagem é prova disso. Atualmente o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor da lata de alumínio, atrás da China e dos Estados Unidos. Outro resultado positivo é na reciclagem: O Brasil é campeão na reciclagem da embalagem reciclando 95% das latas de alumínio há mais de 10 anos. São quase 30 bilhões de latas recicladas anualmente. Em 2019, reciclamos 97,6%.

Devido a pandemia do coronavírus, a indústria foi uma das áreas mais afetadas e os resultados que prometiam ser positivos foram afetados com uma queda de vendas de 3,8% no primeiro semestre. Mesmo assim a lata de alumínio demonstrou um aumento nas vendas de cerveja em 2020. A cerveja em lata teve uma alta significativa. Em 2019, a cerveja respondia por 55% das bebidas envasadas em latas, em 2020 cresceu para mais de 70%. “O crescimento que levaria cinco anos em condições normais foi feito em um”, explica Cátilo.

“O consumidor brasileiro está mudando alguns hábitos e um deles é de que as vendas das cervejas passaram a ser feita principalmente no mercado, atacarejos ou lojas de conveniência e levada para tomar em casa. E essa mudança acaba favorecendo a lata e o cliente com mais segurança, praticidade e sustentabilidade”, ressalta.  Para Cátilo, o ano será de desafios para toda a cadeia produtiva do setor. “Em 2021 continuaremos apostando no Brasil e incorporando tecnologia no processo de produção. Com cerca de R$ 1 bilhão em investimentos no mercado da lata, projetamos gerar mais emprego e renda, o que significa mais retorno para a população por meio da arrecadação de impostos”, finaliza.

Abralatas

Criada em 2003, a Abralatas representa os fabricantes brasileiros de lata de alumínio para bebidas: Ardagh, Ball, CanPack Brasil e Crown Embalagens.