15-08-2011

A inteligência da lata

Não é preciso dom de predição ou poderes especiais para antever que os eventos esportivos a serem realizados no Brasil nos próximos anos sacudirão o mercado de bebidas. Nessa euforia pré-Copa do Mundo de Futebol, os consumidores já deram o sinal de que estão ávidos por novidades. Pensando em atender a essa clientela cada vez mais ligada a inovações criativas, os principais fabricantes de bebidas e de embalagens do mundo lançaram-se em uma verdadeira cruzada tecnológica pelo produto mais atraente.

Isso porque as embalagens são vistas pelas empresas de bebidas como forma de ampliar seus mercados e de atrair novos consumidores, o que explica o investimento crescente em inovação e tecnologia, no processo de fabricação de latas de alumínio nos últimos anos. Estima-se, inclusive, que as embalagens representem mais de 70% das inovações no mercado de bebidas e alimentos, atualmente.

lata_touch“Os clientes estão buscando cada vez mais inovações, sobretudo na lata, que tem um alto poder de comunicação e um tempo de resposta rápido para colocação da inovação no mercado”, avalia Renato Estevão, diretor Comercial da Rexam para a América do Sul.

A Rexam, a Crown Embalagens e a Latapack-Ball, maiores fabricantes mundiais de latas de alumínio, e que já vêm atuando nessa seara, anunciaram investimentos altíssimos para o setor. Para se ter uma ideia da atenção que se tem dado à questão, em 2010, a área de Marketing da Rexam, na América do Sul, promoveu seu primeiro Innovation Day, para debater as inovações e conhecer as ideias, produtos e planos dos fornecedores para o futuro. A segunda edição do evento já está confirmada para este ano.

Para os consumidores, a boa notícia é que a competitividade nas alturas resulta em produtos surpreendentes, adequados aos diferentes mercados. No ano passado, a Rexam apostou em uma série de latas com rótulos especiais. Entre os destaques está a utilização da tecnologia High Definition para as embalagens da cerveja Brahma Guerreiro (o maior volume de latas com HD já produzido na América do Sul).

Já as latas de Antarctica e Antarctica SubZero incorporaram, em sua produção regular, a tintura termocrômica. O mesmo ocorre com a lata da cerveja Quilmes, a primeira a usar esse tipo de tintura na cor preta. A companhia também está fabricando as primeiras latas com tintura de verniz táctil, encomendadas pela Heineken para vendas no Brasil, Chile e Argentina.

brahma_guerreiros_shrink-18A Ball Packing Europe apresentou um sistema resselável que permite que a lata seja fechada após a sua abertura, sem derramar a bebida ou perder o gás. A novidade trazida pela marca de energético Burn, comercializado na França, recebeu o prêmio de Lata do Ano, em 2008.

Outra inovação interessante que vem sendo adotada pelas marcas em campanhas específicas, como fez a Antarctica para promover o evento Antarctica Street Festival, em São Paulo, é a da realidade aumentada. Trata-se de um sistema que combina elementos virtuais com o ambiente real. Na prática, um código 2D impresso na latinha, quando exibido diante de uma webcam, ativa ferramentas no site. A cerveja Skol também causou grande furor com a latinha falante, lançada para a Copa de 2010. Produzidas pela F/Nazca, as latas “falantes” foram desenvolvidas com tecnologia fotossensível e têm o mesmo visual e peso de uma lata de 350 ml.

Antarctica_SubzeroA novidade, fruto do intercâmbio de informações entre equipes de inovação instaladas em diferentes partes do mundo, como China, Brasil e Estados Unidos, funciona quando o consumidor abre a lata. A penetração da luz ativa o dispositivo que faz a embalagem “falar”.

Enquanto cientistas, designers e marqueteiros mergulham nos mercados, a fim de antecipar tendências para o futuro, os consumidores aguardam ansiosamente por respostas rápidas e criativas. “O consumidor está aberto à inovação, porém precisa ser algo que gere valor para sua relação com o produto”, opina Renato Estevão.

Confira as opções disponíveis para o cliente destacar seus produtos na prateleira:

Tintas termocrômicas – Tecnologia que “avisa” ao consumidor quando a bebida está na temperatura ideal para consumo. Para o sucesso dessa aplicação, os clientes podem escolher a temperatura na qual a cor da tinta será alterada (de uma cor para outra ou de uma tinta transparente para uma cor). Tal efeito gera um grande valor para a relação do consumidor com o produto, pois há comunicação direta sobre o consumo.

Sistema resselável – O sistema permite que a lata seja fechada após a sua abertura, sem derramar a bebida ou perder o gás.

Vernizes especiais – Esses vernizes podem dar à lata um aspecto perolado, fosco, com mais brilho, que brilha no escuro ou, ainda, “táctil”– em que a lata ganha rugosidade em determinada área.

Tintas especiais – São tintas que podem brilhar no escuro, reagindo à luz negra ou à luz normal. Algumas, inclusive, podem ser carregadas quando expostas a luz do dia e, assim, brilhar por mais tempo.

Impressão High Definition – Confere impressão com qualidade fotográfica à lata. A tecnologia HD tem placas gravadas a laser, o que reduz os espaçamentos entre os pontos de impressão, permitindo uma definição com qualidade fotográfica à impressão do rótulo da lata.

Latas Embossed – São latas em alto ou baixo relevo. Essa inovação já está disponível para importação pela Rexam.

Tampa Colorida – Toda a superfície da tampa pode ser colorida na cor selecionada pelo cliente.

Tab (anel) colorido – O cliente pode optar por um anel colorido para combinar com a arte da lata ou para destacar uma promoção.

Laser Engraved – Permite gravar a laser uma imagem na parte superior do anel da tampa. Também pode-se utilizar para impressão de até 16 caracteres alfanuméricos no verso do anel da tampa, para a realização de promoções via SMS, por exemplo.

Realidade aumentada – As latinhas vêm com um código 2D que, exibido diante de uma webcam, permite uma interação da embalagem com vídeos e ferramentas de um site.

            » A lata que fala – A novidade funciona quando o consumidor abre a lata. A penetração da luz ativa o dispositivo que faz a embalagem “falar”. Para repetir a fala, basta fechar a lata com a mão e abrir novamente.