12-08-2014

Acordo Setorial

Proposta da Coalização Empresarial para logística reversa de embalagens foi aprovada e será colocada em consulta pública.

O Comitê Orientador para a Implantação da Logística Reversa (Cori), órgão formado pelos ministérios do Meio Ambiente, da Saúde, da Fazenda, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para definir as regras de retorno e reaproveitamento de resíduos, previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovou, no início de julho, a proposta de acordo setorial de embalagens. O texto, apresentado pela Coalização Empresarial da Indústria de Embalagens que reúne 21 entidades, entre elas a Abralatas, valoriza a ampla participação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis no processo de coleta, de tratamento e de comercialização de material reciclável, foi colocado em consulta pública.

Acordo Setorial

O modelo proposto pela Coalização é inspirado no sistema que levou a lata de alumínio para bebidas a ter o maior índice de reciclagem do mundo há 12 anos, enfatizando a geração de demanda para os resíduos de embalagens como forma de estimular a sua coleta e comercialização. “Temos trabalhado há anos para melhorar as condições de trabalho dos catadores e a produtividade e a rentabilidade das cooperativas de reciclagem. Essa é uma atividade econômica que se sustenta exclusivamente no reaproveitamento de resíduos sólidos, assegurando ao catador o contínuo interesse da indústria pela sucata de latas”, explica Renault Castro, diretor executivo da Abralatas. A Coalização propõe investimentos do setor privado para triplicar o número e a capacidade de processamento das cooperativas de reciclagem, inicialmente nas 12 cidades brasileiras que receberam jogos do Mundial da FIFA.

>> Notícias da Lata - Edição 56

Mais notícias dessa publicação: