07-06-2018

São 24 fábricas de latinhas espalhadas pelo Brasil, com investimentos de quatro produtores globais

fabricacao_da_lata_01

Nos últimos anos, houve uma mudança significativa no mercado de latas de alumínio para bebidas no Brasil. O novo desenho surgiu com a compra da fabricante britânica Rexam – até então a maior no Brasil – pela americana Ball, que já tinha quatro unidades no país em uma joint venture com a Latapack. Por determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), a Ball teve que se desfazer de duas unidades brasileiras.

Nesse momento, surgiu a irlandesa Ardagh, que adquiriu as duas fábricas da Ball e passou a operar no Brasil, expandindo sua atuação com mais uma unidade de fabricação de tampas em Manaus/AM (em construção), considerada a mais moderna do mundo. Mais recentemente, a polonesa CanPack investiu no país, adquirindo uma fábrica de latas de aço para bebidas em Maracanaú/CE, já convertida para o uso de alumínio, e inaugurando uma nova unidade em Itumbiara/GO. Todas já produzindo latas de alumínio para bebidas.

00_-_Estoque_e_expedi__o_(1)O mercado brasileiro – o terceiro maior do mundo – passou a contar então com quatro fabricantes de latinhas. As entrantes Ardagh e CanPack Brasil se juntaram à Ball e à americana Crown Embalagens, ampliando a capacidade de produção do país, aumentando para 18 as unidades de produção do corpo da embalagem e para 6 o número de fábricas de tampas.

No total, a Ball possui dez unidades de corpo de lata (Águas Claras/RS; Jacareí/SP; Santa Cruz/RJ; Três Rios/RJ; Pouso Alegre/MG; Extrema/MG; Brasília/DF; Cuiabá/MT; Belém/PA; Recife/PE) e três de tampas (Manaus/AM; Simões Filho/BA; Recife/PE). A Crown Embalagens conta com quatro unidades de corpo de lata (Teresina/PI; Estância/SE; Cabreúva/SP; Ponta Grossa/PR) e uma de tampa em Manaus/AM.

As duas novas fabricantes no Brasil têm, juntas, seis unidades. A Ardagh conta com as fábricas de corpo em Alagoinhas/BA e Jacareí/SP, e irá inaugurar muito em breve uma fábrica de tampas em Manaus/AM. Já a CanPack Brasil possui duas fábricas de corpo, sendo uma em Maracanaú/CE e outra em Itumbiara/GO, além de unidade de tampa localizada na mesma área da planta do município cearense.