23-12-2021

Programa Cada Lata Conta inicia ações no Brasil

Pela primeira vez fora da Europa, o Programa Every Can Counts chega ao Brasil sob o nome Cada Lata Conta. O evento de lançamento ocorreu em dezembro na cidade de São Paulo, seguido de ações de educação ambiental com catadores no Carnatal.

Num país onde cerca de mil latas de alumínio para bebidas são abertas por segundo, cada unidade importa no processo de reciclagem. Para fortalecer a conscientização sobre a sustentabilidade das latinhas, a Abralatas trouxe para o Brasil o Programa Cada Lata Conta. A iniciativa já ocorre em 19 países da Europa há 12 anos. A primeira ação junto ao público brasileiro foi nos dias 4 e 5 de dezembro de 2021, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo/SP.

As cerca de 20 mil pessoas que passaram por lá puderam apreciar painéis de arte com cerca de 30 mil latas de alumínio recicladas, grafitados pelo artista Ricardo Kaur. Além disso, a população pôde entender melhor as vantagens do consumo de bebidas a partir das latinhas de alumínio.

“Queremos levar informações sobre as vantagens socioambientais da latinha também para os consumidores. O Cada Lata Conta trabalha para manter os altos índices de reciclagem das latas de alumínio para bebidas e tem por objetivo conscientizar os consumidores de diversos países, sobre a importância de manter as latas no ciclo de reciclagem, onde o consumo ocorrer”, afirmou o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido.

 

Folia sustentável

O Cada Lata Conta também esteve no Carnatal. O carnaval fora de época foi realizado entre os dias 09 e 12 de dezembro deste ano na capital potiguar. 70 catadores da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Natal (Coocamar) circularam pelo evento fazendo a coleta de todos os resíduos da festa e transmitindo a mensagem sobre a importância da economia circular. “A nova parceria com o Cada Lata Conta reforça o reconhecimento do catador como parte essencial na cadeia da reciclagem”, ponderou o presidente da Coocamar, Severino Lima Junior.

Esse tipo de campanha com foco no consumidor é inédita no Brasil. “O programa Cada Lata Conta/Every Can Counts valoriza as ações individuais, principalmente junto à nova geração de consumidores”, explicou Cândido. “Queremos mostrar aos brasileiros um exemplo real de economia circular de forma alegre, leve e divertida”, acrescentou.

Mais informações sobre o Cada Lata Conta podem ser acompanhadas pelo site do Programa e também pelo perfil do programa no Instagram.