12-12-2012

Parceria de cooperativas com Carnatal completa 10 anos

 Há 10 anos uma parceria de sucesso entre cooperativas de catadores da cidade de Natal e a organização do Carnatal, carnaval fora de época realizado em dezembro na capital do Rio Grande do Norte, vem gerando bons frutos. Em 2012 a história se repete com um balanço bastante positivo para cerca de 50 famílias de 70 catadores das cooperativas Cocamar e Coopcicla, que receberam bolsa-auxílio alimentação e vestimenta da Abralatas.

Nos quatro dias do evento, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de dezembro, foram coletadas cerca de cinco toneladas por dia de latas de alumínio, plástico e papelão e arrecadados cerca de 10 mil reais. O dinheiro foi distribuído entre os catadores e cada um recebeu 140 reais, o que corresponde a 35 reais por noite trabalhada. Em um dia normal de trabalho o catador recebe uma diária de 23 reais.

Entretanto, para o presidente da Cocamar, Severino Lima Júnior, o maior benefício da festa não é o financeiro. “O Carnatal é uma possibilidade que os catadores têm de fazer um dinheiro extra. Mas o mais importante nesses 10 anos de parceria foi a mudança de postura do povo em relação aos catadores. Hoje, todos trabalham uniformizados, participam da festa e ajudam na limpeza do local. Existe uma integração muito saudável entre organização, staff e foliões com os catadores. Esse reconhecimento é de grande valor para nós e faz com que a gente se sinta muito valorizado”, destacou.

>> Notícias da Lata - Edição 47

Mais notícias dessa publicação: