23-12-2012

Mercado abastecido

Fabricantes garantem investimentos e dobram a capacidade de produção em 12 anos

Para atender ao crescente aumento da demanda, os três fabricantes de latas de alumínio para bebidas no Brasil dobraram a capacidade de produção da embalagem em 12 anos. Os investimentos realizados garantem o abastecimento da latinha por mais alguns anos, sendo suficiente para atender ao mercado durante a Copa do Mundo, período em que se espera um crescimento substancial no consumo de cerveja.

Em 2012, uma nova unidade foi construída e outras duas ganharam novas linhas de produção, ampliando a capacidade para 25 bilhões de latas por ano. A estratégia da indústria continua sendo a de descentralizar a produção, abrindo unidades próximas aos fabricantes de bebidas, especialmente no Norte e no Nordeste, onde o consumo se amplia. A Latapack-Ball inaugurou uma fábrica em Alagoinhas (BA), que já necessitou de ampliação, enquanto a Rexam está concluindo a unidade de Belém (PA). A Crown Embalagens também anunciou uma nova fábrica em Teresina (PI), que deve entrar em operação no início de 2014.

A implantação de fábricas no Nordeste se justifica com o aumento da demanda, pela indústria de bebidas. “O consumo tem crescido muito na região, o que está relacionado com o aumento de renda da população. A atividade econômica em 2011 cresceu o dobro da variação do PIB nacional naquele ano. Os números de 2012 ainda não foram divulgados, mas a região está atraindo muitos investimentos, de olho nesse consumo qualificado”, comenta Renault Castro.

Com essas três novas unidades, a indústria de latas de alumínio para bebidas chega a 20 fábricas espalhadas por todas as regiões, sendo quatro delas apenas de tampas. “A implantação de fábricas próximas dos envasadores facilita o deslocamento do produto, torna a lata mais competitiva e reduz a emissão de CO2, que também é um aspecto relevante na decisão do consumidor”.

>> Notícias da Lata - Edição 47

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