23-12-2012

Abralatas 10 anos: evoluindo com o país

A lata de alumínio conquistou aos poucos o gosto do consumidor brasileiro. Quando entrou no nosso mercado, em 1989, era uma opção restrita às principais cidades do Sudeste, com uma produção de apenas 720 milhões de unidades por ano. Aos poucos, acompanhando o crescimento do país, chegou a outras regiões, tornou-se uma alternativa real de embalagem, prática, sofisticada e adequada para diversas ocasiões.

O crescimento exigiu um setor mais organizado. Daí surgia, há dez anos, a Abralatas, uma entidade que passou a defender muito mais que os interesses do setor. Com ideias avançadas – graças, principalmente, ao desempenho da reciclagem da embalagem, – a Abralatas hoje é uma liderança no debate sobre resíduos sólidos, sobre sustentabilidade.

Nesses dez anos, a Abralatas marcou posição na elaboração da Política Nacional de Resíduos Sólidos, repassou aos demais setores o conhecimento obtido pela cadeia produtiva de latas de alumínio sobre logística reversa de embalagens e tem contribuído intensamente para o desenvolvimento das cooperativas de catadores.

O trabalho da Abralatas contribuiu também para permitir à sociedade e aos diversos níveis de governo distinguir entre a desinformação contida em lendas urbanas e a verdade que poderia aumentar o bem-estar e a segurança do consumidor, sempre calcado em estudos e pareceres de indiscutível seriedade e credibilidade. Exemplo disso foi o esclarecimento trazido a público pela Abralatas sobre a ineficácia dos chamados “selos protetores” para embalagens de bebidas.

Para dar mais transparência ao setor, a Abralatas foi para as ruas. Criou a Revista da Lata, publicação premiada no Festival Brasileiro de Publicidade de 2011. Criou perfil nas redes sociais, um blog para divulgar informações do setor, modernizou seu site, enfim, deixou as portas abertas para consumidores, pesquisadores, estudantes, imprensa, fornecedores, governo.

A “voz” dos fabricantes de latas ficou mais forte com a maior presença da Associação na mídia, em eventos informativos e, sobretudo, com a realização do Ciclo de Debates Abralatas. Iniciado em 2010, o evento promoveu a discussão nacional de temas relevantes e aproximou a indústria e os catadores de materiais recicláveis do Ministério Público, dos poderes Legislativo e Executivo, bem como das organizações não governamentais .

Temos muito a comemorar em 2013. Ultrapassamos a marca histórica de 20 bilhões de latas produzidas em um único ano, colocando a lata, cada vez mais, nas mãos do consumidor.Os fabricantes têm investido pesado para garantir o fornecimento, inclusive para suprir a excepcional elevação da demanda que certamente será proporcionada pelos eventos esportivos internacionais a serem realizados no país nos próximos anos.

Estamos prontos para o futuro. E a trajetória da Abralatas nos mostra que podemos caminhar tranquilos, com o respeito que o mercado exige, com a transparência que o consumidor merece.

 

Rinaldo Lopes – presidente da Abralatas

 

 

 

 

>> Notícias da Lata - Edição 47

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