09-02-2018

Novo associado

Fabricante com presença em 11 países chega ao Brasil e trabalha pela redução da quantidade de alumínio por lata

O Grupo CanPack, um dos maiores fabricantes de embalagens metálicas do mundo, é o mais novo associado da Abralatas. Fundada em 1992, na Polônia, a CanPack se instalou no Brasil no final de 2016, construindo uma fábrica em Itumbiara (GO) ao mesmo tempo em que concluía as negociações para adquirir a Metalic (fábrica de latas da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN), em Maracanaú (CE). São as primeiras unidades do grupo na América Latina.

Apesar de a fabricante ter chegado ao Brasil em plena crise econômica, o presidente da CanPack Brasil, Paulo Dias, demonstra animação com o futuro da operação no País. “Acreditamos que em poucos anos o Brasil será um dos maiores mercados para a CanPack, em quantidade de unidades produzidas e vendidas. O Brasil tem um imenso potencial, e nossa intenção é aproveitar toda essa capacidade. A decisão de vir para o Brasil não foi baseada no cenário de curto prazo, mas visando ao potencial de crescimento no longo prazo”, afirma o executivo. Neste momento, a produção total estimada da CanPack Brasil é superior a 3 bilhões de latas por ano.

Uma das metas, antecipa Paulo Dias, é relacionada com a sustentabilidade. “Estamos trabalhando fortemente para sermos o líder mundial na redução da espessura da embalagem (down gauging), onde latas com as mesmas características técnicas serão produzidas com o uso de menos alumínio.” Desde que a lata começou a ser produzida no Brasil, em 1989, esse é um desafio que o setor encara com responsabilidade, reduzindo ainda mais o impacto ambiental da embalagem. Há cerca de 20 anos, um quilo de alumínio produzia pouco mais de 60 latas, equivalente ao formato tradicional de 350 ml. Hoje esse número supera 70 unidades.

A primeira unidade no Brasil foi estrategicamente definida pela empresa em uma região que apresenta crescimento e é de fácil acesso para importantes centros de produção de bebidas. “Tivemos muito suporte dos governos de Goiás e de Itumbiara, o que sem dúvida foi um fator importante para a tomada de decisão”, conta Paulo Dias.

Já sobre a outra unidade, no Ceará, a CanPack Brasil chegou com um projeto para convertê-la em fábrica de latas de alumínio para bebidas. “Todos os grandes clientes já haviam decidido comprar apenas latas de alumínio, não mais de aço. Além disso, a produção dessa embalagem em alumínio é o maior negócio global da CanPack, uma de nossas maiores competências. Acreditamos também que os atributos do alumínio relacionados a sustentabilidade vão levar a um crescimento contínuo do mercado.”

A associação à Abralatas, entende o executivo, é uma forma de defender com mais força os interesses comuns dos fabricantes. “Apesar de sermos concorrentes, temos uma série de interesses comuns como indústria, no que diz respeito a construir uma estrutura adequada para o aumento da consciência da população sobre os benefícios da reciclagem e do papel do alumínio nesse processo, bem como no que diz respeito às políticas governamentais sobre os resíduos sólidos, impostos, taxas, questões trabalhistas etc. Esperamos que juntos possamos abordar todos esses pontos comuns e outros que não envolvam as relações comerciais, como uma única voz, como uma unidade.”

>> Notícias da Lata - Edição 77

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