12-02-2015

Ganhando espaço

Participação da lata no mercado de cervejas ganha quatro pontos percentuais em 2014.

A cerveja em lata ganhou participação de mercado no Brasil e atingiu 45,4% em 2014. Segundo dados fornecidos pelo Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), da Receita Federal, as cervejarias produziram 14 bilhões de litros da bebida no ano passado, sendo 6,3 bilhões envasados em lata. A participação da embalagem no mercado de cervejas subiu quatro pontos percentuais em relação ao registrado em 2013.

Os números do Sicobe indicam um crescimento de 14,3% na fabricação de cervejas em latas em 2014, um número bem superior ao aumento registrado em toda a produção da bebida no Brasil, que foi de 4,2%. O volume envasado em garrafas de vidro caiu 3,6%, segundo a Receita Federal. “Houve uma clara opção das cervejarias pela lata, acompanhando a tendência de preferência do consumidor pela embalagem em todo o mundo”, analisa Renault Castro, diretor executivo da Abralatas.

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Mais da metade da cerveja brasileira é produzida no Sudeste (54%), onde o uso da latinha cresceu 11,2% em 2014. O maior crescimento da produção em lata ocorreu, entretanto, na região Norte (46,5%), seguida do Sul (19,9%), Nordeste (19,3%) e Centro-Oeste (10,5%).

Para Renault, os resultados mostram que foi acertada a estratégia dos fabricantes de latas de alumínio para bebidas de descentralizar a produção no país. “Hoje, temos 20 unidades espalhadas por todas as regiões, atendendo à crescente necessidade de populações que experimentam melhorias de renda e de qualidade de vida”, comenta o executivo.

>> Notícias da Lata - Edição 59

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