22-01-2008

Curta na lata – Ed.17

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciou o segundo ano do projeto de apoio aos catadores de materiais recicláveis, com financiamentos destinados a cooperativas. Em 2007, foram aprovados 34 projetos, no valor de R$ 23 milhões. Estima-se que estas operações resultarão em incremento de cerca de 2.300 postos de trabalho nas cooperativas e de 45% na renda média dos cooperados.

Reciclação
Curitiba se prepara para realizar, em junho, a Reciclação – 3ª Feira Brasileira de Reciclagem, Tecnologia & Saneamento Ambiental. O objetivo do evento, que conta com o apoio da Abralatas, é aproximar a comunidade científica e o setor empresarial para estimular o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. Os organizadores pretendem, ainda, dar visibilidade a experiências bem sucedidas e estimular a adoção de políticas públicas de incentivo à reciclagem, preservação e tecnologia ambiental.

Redução de CO2
A Food and Drink Federation (Federação de Alimentos e Bebidas) do Reino Unido anunciou um plano para diminuir o impacto de seus negócios nas mudanças climáticas do planeta. O programa prevê a redução das emissões de dióxido de carbono em 20% até 2010 e 30% até 2020, em comparação com os números de 1990. Com isso, a FDF deseja mandar uma clara mensagem para o mercado sobre a importância e a urgência do problema.

Emissão no rótulo
A Coca-Cola, a Cadbury e outras sete companhias vão indicar, no rótulo de alguns produtos no Reino Unido, as emissões de CO2 resultantes de sua fabricação, uso e descarte. No caso de uma lata de Coca-Cola, por exemplo, o cálculo incluirá desde a produção do adoçante até o impacto da embalagem, passando pela mineração do alumínio, a fabricação, a distribuição e o descarte da lata. A iniciativa será acompanhada pela Carbon Trust, empresa financiada pelo governo britânico que presta consultoria a corporações para reduzir emissões e custos de energia. A Carbon Trust pretende com isso, ajudar o consumidor a identificar se o fabricante realmente desenvolve ações para combater o aquecimento global.

>> Notícias da Lata - Edição 17

Mais notícias dessa publicação: