02-08-2011

Curta na Lata – Ed.38

Intervenções urbanas

Cerca de seis mil latas de alumínio foram utilizadas para escrever a expressão “Ordem e Progresso” da bandeira brasileira. As embalagens foram colocadas pelo artista espanhol Fernando Baena junto ao espelho d´água do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A obra faz parte da exposição “Aberto Brasília”, que tem como tema as intervenções urbanas. O trabalho foi desenvolvido em parceria com os catadores do Museu da Limpeza Urbana de Ceilândia, também conhecido como Museu do Lixo. Segundo o curador da mostra, Wagner Barja, o espanhol realiza um trabalho com catadores em seu país e desenvolve obras utilizando resíduos sólidos.

As obras de Baena feitas de latas de alumínio para bebidas ficarão expostas ao ar livre, sem qualquer vigilância durante os dois meses da mostra. “A intenção é que a obra fique exposta e que naturalmente as latas sejam recolhidas por qualquer pessoa, devolvendo o material para sua cadeia de reciclagem”, contou Barja.  “Este é o objetivo da exposição, criar uma linguagem sem mediação. Uma manifestação pública com intenção neutra”, finalizou.

De branco

Com a temática “Os mistérios de Wonderland”, a terceira edição do Festival Skol Sensation, a festa do branco mais famosa do mundo, lançou em junho lata de alumínio comemorativa para o evento. A lata sleek de 269 ml, criada pela Nirita Design especialmente para a festa de música eletrônica, é mais clean e possui os dizeres “Venha de Branco” (requisito para entrar na balada), além da data e do local do festival.

Guaraná Jesus e São João

O tradicional guaraná Jesus lançou em junho a campanha “O Sabor de Viver Todos os Sotaques – O Sabor de Viver o Maranhão”, inspirada nas festividades de São João celebradas no Estado. A campanha tem como destaque o lançamento de uma lata comemorativa, em edição limitada, com temática junina. Na embalagem, as cores azul, rosa e branco, que caracterizam o guaraná, ganham companhia de uma face com a identidade visual do São João do Maranhão, o Bumba-meu-boi.

Cordel na lata

Estampas que trazem às xilogravuras de cordel, típicas da cultura nordestina, foram colocadas nas latas de alumínio de 350 ml da cerveja Nova Schin, da Schincariol, comercializadas na região Nordeste do Brasil durante as festas de São João. A lata temática faz parte das ações de marketing da empresa que patrocina importantes festas juninas nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Bahia e Sergipe e, pela primeira vez, no São João de Campina Grande. O design das embalagens é assinado pela agência de publicidade Euro RSGC , que também criou dois comerciais de tevê, estrelados pela cantora Ivete Sangalo, para a campanha com o slogan “São João, Cervejão”.

>> Notícias da Lata - Edição 38

Mais notícias dessa publicação: