08-06-2017

Cervejas artesanais em lata, um caminho sem volta

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Seja Ale, Larger, Pilsen, Weiss, com rapadura, com frutas, clara, escura, adocicada, cítrica ou amarga, cada consumidor pode escolher a cerveja artesanal de acordo com suas preferências. Independentemente da cor, do sabor, do teor alcoólico ou da textura, o importante é que cada vez mais essas preciosidades possuem algo em comum: a embalagem.

O envasamento de cervejas artesanais em latas de alumínio se apresenta hoje como uma das melhores opções para esse tipo de bebida no mundo. O Brasil segue o mesmo caminho. Ao longo dos últimos anos é fácil perceber a grande quantidade de marcas de cervejas artesanais em lata que deixaram de ser exibidas apenas em lojas especializadas e invadiram as prateleiras dos supermercados.

Especialistas destacam que a lata oferece total proteção contra a luz e anula a oxidação conhecida como efeito do lightstruck. Em comparação com outros materiais, a latinha apresenta melhores resultados no transporte, no armazenamento, é campeã de reciclagem e ainda dispõe de uma ampla área para exposição do rótulo. Essa característica, por exemplo, amplia as possibilidades de uso da embalagem nas estratégias de comunicação dos fabricantes de bebidas.

A popularização da bebida em um formato moderno, seguro e fácil de transportar é um caminho sem volta. Nos Estados Unidos, um dos maiores mercados do mundo, são encontradas pelo menos mais de uma dezena de envasadoras móveis de bebidas em latas, como a DaLata Brasil (foto), o que facilita a vida de pequenos produtores. Essa solução evita a necessidade de investimento na aquisição de um maquinário fixo, o que gera redução de custos com embalagens e ganho de espaço para a produção da bebida, algo essencial para os pequenos fabricantes.

De acordo com a entidade americana que promove o uso de latas pelas cervejarias artesanais, CraftCans, existem por volta de 550 cervejarias nos EUA que utilizam a lata como embalagem. Há dez anos elas eram 20. Mesmo assim, a fatia de venda de cervejas artesanais em lata no mercado americano é considerada pequena, aproximadamente 20%.

No Brasil, as artesanais ocupam atualmente uma participação de mercado próxima de 0,7% do segmento de cervejas, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto da Cerveja. Esse percentual representa aproximadamente 91 milhões de litros, dos 138,6 milhões de hectolitros produzidos no País. O que demonstra enorme potencial de crescimento para esse mercado.

De acordo com Rodrigo Costa, um dos sócios da DaLata Brasil, desde sua criação, em 2015, o crescimento da envasadora móvel brasileira superou 1.900%. A média de litros envasados pelos equipamentos da empresa gira em torno de 40 a 60 mil litros por mês e atende atualmente a 12 cervejarias artesanais.

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Fonte: databrasil.com

>> Notícias da Lata - Edição 73

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