02-05-2021

Brasil um dos maiores recicladores de latas de alumínio

Um levantamento feito pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) colocou o país entre os principais recicladores de latas de alumínio, com índice de reciclagem de 97,4%.

Aproximadamente 31 bilhões de unidades de latas foram recicladas em 2020, sendo que, de 402,2 mil toneladas vendidas, 391,5 mil foram recicladas, em 2019 o número foi menor.

O setor de reciclagem de latas no Brasil manteve uma estrutura sólida, suas operações foram feitas dentro de padrões seguros, contribuindo para a geração de renda de muitas famílias e a preservação do meio ambiente. Mesmo em um cenário de pandemia, o desempenho do setor em 2020 manteve-se satisfatório, apesar da interrupção de atividades de coleta seletiva em diversos municípios e suspensão do trabalho de cooperativas de catadores. Com a renovação infinita da embalagem, a reciclagem de produtos é uma referência de economia circular no Brasil e no mundo.

Nosso país, de acordo com a Abralatas, em 2020 consumiu quase 32 bilhões de latas classificando-se em terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio. Em um Termo de Compromisso firmado com o Ministério do Meio Ambiente, em novembro do ano passado, a Abralatas e a Abal visam ampliar a gestão de coleta e reciclagem de latinhas de alumínio para bebidas.

Em cumprimento com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) firmada no termo, as associações garantiram o índice de reciclagem das latinhas no patamar de 95%. Todo o Brasil com o fortalecimento da cadeia de reciclagem tem benefícios econômicos e ambientais. Além de promover a conservação do meio ambiente pela reutilização das latas em circulação, o aumento da produtividade gera renda para milhares de famílias de catadores envolvidos.

Uma curiosidade interessante é que os lacres das latinhas de alumínio podem ser trocadas com cadeiras de rodas, e isso não é lenda, há inúmeros projetos como o “Lacre Amigo” que recebem doações de lacres de alumínio e trocam por cadeiras de rodas para pessoas que precisam.

Muitos perguntam por que o lacre? Porque se guardássemos as latinhas, a quantidade para armazenamento será muito maior, sendo que, os lacres de 1000 latinhas enchem 10 garrafas Pets de 02 litros.

No Estado de Santa Catarina, desde 2012 já foram doadas mais de 130 cadeiras de rodas. Você também pode contribuir em seu estado guardando lacres e doando para um centro de coletas. Vamos exercer nossa cidadania, vamos reciclar.

Fonte: http://j1diario.com.br/brasil-um-dos-maiores-recicladores-de-latas-de-aluminio-por-eder-varussa/