20-09-2013

Ajuste fino

MMA acerta últimos detalhes para celebração de acordos setoriais

O Governo Federal pretende negociar e assinar, até o final do ano, os acordos setoriais que darão suporte à implantação da logística reversa prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A expectativa foi revelada pelo secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão (foto), que representou a ministra Isabella Teixeira, durante o evento de comemoração dos 10 anos da Abralatas.

“Estamos passando por uma transformação silenciosa nesta área. A PNRS trouxe grandes transformações, metas discretas, mas ambiciosas. E o ministério está aberto ao diálogo com todos os setores que buscam soluções sustentáveis para o país”, afirmou o secretário, destacando que o processo passa, no momento, por uma “regulação fina” necessária para “montar a orquestra para que ela toque harmoniosamente a sinfonia”.

Ney Maranhão fez questão de ressaltar que a ministra Izabella Teixeira “confere grande importância ao papel que a Abralatas desempenha na logística reversa e no apoio aos catadores de materiais recicláveis”. Segundo ele, há ainda um desafio à sociedade, que é adotar novos padrões de consumo e de produção sustentáveis.

Representando Paulo Skaf, presidente da Federação da Indústria de São Paulo (Fiesp), Antonio Carlos Teixeira, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais (Siniem), ressaltou também o trabalho realizado pela Abralatas nos últimos 10 anos. “A atuação nas questões relacionadas à logística reversa é fundamental, é de tirar o chapéu. Serve de estímulo para as demais embalagens e tem impacto direto na reciclagem de outros materiais”.

 

>> Notícias da Lata - Edição 51

Mais notícias dessa publicação: