23-12-2021

Abralatas se fortalece com novas adesões em 2021

O ano de 2021 se encerra com grande expansão de associados da Abralatas

 

O mercado de latinhas chega ao fim de 2021 movimentado e em franca expansão, com novas fábricas em construção e com boas perspectivas para os próximos anos. Na Abralatas o cenário não é diferente. Foram sete novas associadas empresas nos últimos 12 meses, somando 19 ao total, que cumprem papel relevante enquanto fornecedoras dos produtores nacionais de latinhas.

O ramo de atuação dos novos parceiros é amplo, vai desde maquinários para as fábricas, integração e inteligência, além de soluções de ampliação e reparo, armazenamento e transporte. Algumas inclusive bem especializadas, como é o caso da Supernova, que produz sacos de papel para as tampas das latinhas, que tem em Manaus/AM o principal polo de fabricação de tampas no Brasil e um dos mais importantes do mundo.

“Nossa expectativa ao aderir à Abralatas é muito grande. Queremos ampliar o debate com as empresas fundadoras e apresentar soluções com preço e qualidade competitivas”, disse o presidente da Cooperlatas, Alessandro Borges. A Cooperlatas é uma cooperativa que reúne caminhoneiros autônomos especialistas em transporte de latas e promete trazer soluções para aprimorar a logística, com redução de custos nas operações.

“Acreditamos que a Abralatas é um meio para possamos alcançar a excelência com os nossos clientes”, avalia o CEO da Novel, Gabriel Alonso. A empresa tem experiência acumulada ao longo de 50 anos na oferta de soluções de armazenamento e transporte, com pallets e caixas de alta resistência. “Não entregamos apenas pallets, mas tecnologia. Procuramos entender as necessidades específicas de cada cliente e estar sempre estudando alternativas mais viáveis, unindo custo, entrega e sustentabilidade. Medimos o nosso sucesso pelo do cliente”, pondera Gabriel.

 

Maior a produção, mais fornecedores

A produção de latinhas vem se expandindo no Brasil a cada ano e isso abre espaço para mais players entrarem neste mercado. É o caso da Belvac, que começou a estruturar a operação no Brasil há pouco mais de um ano. A empresa atua no fornecimento de maquinário, especialmente de Necker. A recém associada da Abralatas já opera nos Estados Unidos e mais recentemente no Brasil e na América Latina, com muitas entregas para 2022 contratadas. “Temos como premissa estar muito próximo dos clientes e ajudar o mercado de latas a crescer (e vai crescer!)”, aposta Adilcimar Gomes, diretor de vendas da América Latina.

Já a Fermam Ferramentaria entrou para o mercado de latas de alumínio para bebidas em 2017, mas já opera no ramo das latas alimentícias desde 2003. A Fermam atua na renovação e na ampliação de maquinário das plantas industriais e também se associou à Abralatas neste ano. “Queremos estar mais perto dos fabricantes de latas. A Abralatas permite maior visibilidade de nossa marca e de nosso trabalho, além de abrir possibilidades de nos aproximarmos de vários stakeholders da cadeia”, diz Clodoaldo Teixeira, sócio da Fermam. Hoje, o mercado de latas responde por 20% do faturamento da empresa, que também fornece para o mercado automobilístico e o de petróleo. “Conseguimos atender a 100% de nossas demandas de 2021 dentro do prazo. Para 2022, prevemos crescimento de 15%”, complementa.

Convicto de que há muito espaço para crescer no mercado de latas, Avelino Cruz, sócio da FAM Projetos, está duplicando de tamanho a empresa para atender a demanda: a área técnica vai aumentar em 100% e a área para a montagem de painéis será ampliada em 400%. A FAM atua com line control e automação industrial. Desde 2015, vem crescendo cerca de 20% anualmente, sendo que em 2021 expandiu 25%. “Estamos terminando 2021 com o ano de 2022 todo vendido. Os clientes já estão comprando projetos para 2023”, comemora Cruz.

Atuando no back e front das fábricas, a 7Ogun, já tem projetos com as novas unidades das fabricantes que devem ser inauguradas em 2022. Eles atuam tanto no fornecimento de suprimentos para os maquinários, quanto nas soluções tecnológicas e capacitação dos técnicos das fábricas. “A parceria com a Abralatas tem uma importância para a troca de experiência e de informações. Nosso foco está na oferta e na expansão de serviços, com inovação e tecnologia. Estamos de olho no mercado e investindo em treinamento e capacitação de nossos colaboradores técnicos, com o objetivo de levar nossa expertise para as fábricas a nível mundial.”, afirma Bruno Machado, diretor da 7Ogun.

 

Conheça mais sobre as novas empresas associadas:

7Ogun

Belvac

Cooperlatas

FAM Projetos

Fermam

Novel

SuperNova