29-11-2021

Aberta a votação popular para escolher a Lata Mais Bonita do Brasil

Votação vai até 1° de dezembro. Vinte e seis rótulos de latinhas de cerveja disputam a preferência do público

. As votações podem ser feitas no site da Abralatas.

 

O prêmio Lata Mais Bonita do Brasil que visa reconhecer os melhores trabalhos de criação de design de rótulos para latas de cervejas chega à reta final. Segundo critérios de criatividade, beleza estética, adequação ao produto e clareza na comunicação, estão concorrendo latinhas de cerveja em circulação no Brasil desde 2019.

 

Os 26 rótulos finalistas foram escolhidos por júri técnico entre os 156 rótulos inscritos. O Prêmio, promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), está dividido por categorias de acordo com o tamanho das cervejarias: micro e pequenas, médias e grandes. As votações estão abertas e podem ser feitas no site da Abralatas.

 

Agora, cervejeiros, sommeliers, apreciadores e amantes da bebida, além do público em geral, poderão escolher o seu rótulo preferido. Lembrando que cada pessoa pode votar apenas uma vez em cada categoria.

 

Serão vencedores os que obtiverem maior pontuação somando a nota dos jurados e do voto popular. O anúncio dos vencedores será em 06 de dezembro no próprio site e nas redes sociais da Abralatas.

 

Premiação

Os vencedores terão o direito de aplicar selo exclusivo do Prêmio nos rótulos de suas cervejas, além de terem espaço garantido em publicações e eventos da Abralatas e conhecerem de perto como uma latinha é produzida.

 

O Lata Mais Bonita do Brasil conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva) e do Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (Sindcerv).

 

Finalistas Micro e Pequenas Cervejarias

APA PQP (Aqueles Caras)

É o primeiro rótulo da Cervejaria Aqueles Caras, uma microcervejaria cigana criada no Rio de Janeiro e lançada no Mondial de la Bière em novembro de 2015.

 

Black Sheep (Pineal)

A Black Sheep é uma cervejaria artesanal do Rio Grande do Norte, fundada há pouco mais de um ano, em maio de 2020. Possui 14 estilos de cervejas diferentes e um brewpub.

 

Epiphany Goiaba & Manjericão (Pineal)

O rótulo é da Cervejaria Pineal. Independente e artesanal, a cervejaria, que já se chamou Capolavoro é de Sorocaba (SP) e foi criada em setembro de 2020.

 

Flavius e I’m Sour (Three Monkeys Beer)

São dois rótulos da Cervejaria Three Monkeys Beer, inaugurada em 2013 no Rio de Janeiro. Com oito anos de existência, a cervejaria já lançou mais de 70 rótulos entre fixos e sazonais

La Crème (Rambeer)

A La Crème é criação da Cervejaria Artesanal Rambeer. Originária de Caxias (MA), a Rambeer Cervejaria está presente no mercado desde 2013 produzindo cervejas puro malte.

 

Newbie (Prussia Bier)

A Prussia Bier é uma cervejaria localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo, no Vale Aço em Minas Gerais. Em atividade desde novembro de 2014, produz cerca de 28 mil litros/mês.

 

Sweet Dreams (Pineal)

A Trilha Cervejaria é uma paulistana que comemorou seu quinto aniversário neste ano. Artesanal e independente, já lançou cerca de 250 rótulos e

 

Zev Session Ipa (Zev)

Localizada em Suzano (SP), a Zev Cervejaria foi fundada em 2018 pelos irmãos Ganizev e se define como cervejaria de espírito livre.

 

Finalistas Médias Cervejarias

Dado Bier Extra Malte (Dado Bier)

Cervejaria independente, a Dado Bier nasceu em 1995 na capital gaúcha no mesmo ano inaugurou o primeiro brewpub de Porto Alegre e no ano seguinte abriu um em São Paulo. Em 1998 foi a vez do Rio de Janeiro receber a marca. A Fábrica de cervejas DaDo Bier foi inaugurada em 2004.

 

Dragon Sour, Hop Lager Quinquennium e Russian Imperial Stout (Salva Craft Beer)

A gaúcha Salva Craft Beer concorre com três rótulos. Inaugurada há cinco anos, a fábrica está situada às margens da BR 386, em Bom Retiro do Sul.

 

Halles Kron Session IPA, Wienbier 55 Real Lager, Wienbier 55 Red Lager, Wienbier 57 Weiss e Wienbier 60 APA (NewAge)

Fundada há 33 anos na cidade de Leme (SP), a NewAge produz mais de 300 produtos diferentes na categoria de bebidas, entre marcas próprias e de terceiros. No Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil, concorre com cinco rótulos de cerveja.

 

Finalistas Grande Cervejarias

Appia, Indica e Ribeirão Lager (Cervejaria Colorado)

Concorrendo com três rótulos, a Cervejaria Colorado é uma das primeiras cervejarias artesanais do Brasil, fundada por Marcelo Carneiro, em 1996. Sediada em Ribeirão Preto, desde sua fundação a Colorado tem valorizado ingredientes tipicamente brasileiros em suas cervejas.

 

Beck’s, Brahma Duplo Malte e Spaten (AmBev)

Concorrendo com três rótulos, a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Mas a história começou em 1880, com a Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.

 

Black Princess e Cacildis (Grupo Petrópolis)

O Grupo Petrópolis concorre com dois rótulos. Fundado em 1994 na cidade de Petrópolis, comercializava a marca Itaipava. Em 1998, a empresa foi comprada pelo empresário Walter Faria e logo a seguir, adquire também a cervejaria Crystal. Em 2010 a empresa firmou uma parceria com a cervejaria alemã Weltenburguer. A Cacildis foi adquirida pelo grupo em 2017.

 

Abralatas

Fundada há 18 anos, a Abralatas é a representante legítima da indústria de latas de alumínio para bebidas do Brasil, terceiro maior mercado mundial, principal embalagem para cerveja no país e recordista de reciclagem. A Associação trabalha pelo fortalecimento e desenvolvimento do setor de latas de alumínio, com responsabilidade socioambiental.

 

 

Informações para a imprensa

FSB Comunicação

Juliana Russomano

juliana.russomano@fsb.com.br

+ 55 11 991 570 750