19-07-2006

Setor deve crescer 8% em 2006

As indústrias de latas de alumínio deverão vender 8% a mais este ano no Brasil, crescimento superior ao que era esperado no início do ano. A estimativa é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas). Só para se ter uma idéia, no primeiro quadrimestre do ano, o crescimento foi de 15% – o que significa 430 milhões de latas acima do que foi comercializado no mesmo período de 2005.

O diretor executivo da Abralatas, Renault de Freitas Castro, aponta o Carnaval deste ano comemorado em março e o grande número de feriados próximos do final de semana como os principais responsáveis pelo resultado positivo.

No ano passado, o setor obteve um faturamento de R$ 3 bilhões e foi responsável por mais de três mil empregos diretos. O aumento na demanda implica em maiores investimentos da indústria para ampliar sua capacidade de produção. Os investimentos, neste ano, serão, segundo o diretor da Abralatas, de aproximada-mente US$ 100 milhões. Desse total, US$ 60 milhões estão direcionados para a ampliação da produção, mas também há medidas de modernização dos sistemas de produção e aperfeiçoamento da logística.

Hoje, a Rexam é a líder de mercado, com participação aproximada de 65%. Até outubro, a empresa deverá inaugurar uma nova fábrica em Cuiabá (MT), que exigirá investimentos de aproximadamente US$ 30 milhões. A Latapack-Ball e a Crown Embalagens, por sua vez, têm fatias iguais, de aproximadamente 17% do mercado nacional, e também estão investindo pesado.

“O setor tem capacidade para produzir 14,4 bilhões de latas por ano. No final de 2006, a expectativa é a de ter vendido 11 bilhões de unidades”, contabiliza Castro, lembrando que o consumo de cervejas cresceu 7,5% no primeiro trimestre. As vendas de refrigerantes também aumentaram em 6% nesse período.

>> Notícias da Lata - Edição 8

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