24-07-2008

Rótulos temáticos atraem consumidores

Mais de 40% dos rótulos desenvolvidos pela Rexam em 2007 tiveram motivos promocionais. Principais temas são Carnaval, Natal e festas juninas

A possibilidade de desenvolver rótulos temáticos para campanhas publicitárias, festas e datas comemorativas é, hoje, um dos principais diferenciais das latas de alumínio. Prova disso está na proliferação de edições especiais das latinhas, com decorações inovadoras, cada vez mais utilizadas por cervejarias, indústrias de refrigerantes e cachaças para despertar a atenção dos consumidores. No ano passado, mais de 40% dos rótulos desenvolvidos pela Rexam – a maior fabricante de latas para bebidas do Brasil e do mundo – foram temáticos. Esse número demonstra um crescimento de 49%, em relação a 2006, relacionado com a quantidade de pedidos das indústrias por rótulos promocionais. Praticamente toda a produção de latas para bebidas alcoólicas, como aguardente e cerveja, nesta época do ano, foi encomendada para festas juninas realizadas no Nordeste. Serão produzidas mais de 40 milhões de latas com rótulos temáticos na Região.

O diretor comercial da Rexam, Renato Estevão, destaca que tem aumentado o pedido de latas com motivos temáticos, mas deixa claro que esses produtos têm data definida de permanência no mercado. Ou seja, são produzidos antes das promoções ou eventos e retornam, em seguida, para o rótulo original. “Há aumento de procura das indústrias de bebidas por latas de alumínio com rótulos promocionais, no entanto, eles não substituem os rótulos regulares”, observa Estevão. “A tendência do mercado é abrir espaço para inovações no formato e no visual das embalagens”, completa. Ele acredita que o interesse dos fabricantes por versões diferenciadas dos produtos acaba influenciando o aumento na venda de latas, porque atrai pessoas de idades diferentes e com gostos diversos. Além disso, a utilização de efeitos visuais inovadores reforçam a percepção dos compradores em relação ao produto.

Os pedidos para a produção de latas temáticas aumentam a partir do mês de setembro, devido à proximidade de datas comemorativas como o Natal, a chegada do verão e, principalmente, o Carnaval. Carnaval e verão, aliás, são as épocas em que as fabricantes de bebidas mais apostam no uso de rótulos promocionais.

A embalagem como veículo de comunicação

Para 2008, a expectativa da Rexam é de que a produção de edições especiais de latas siga o mesmo ritmo do ano passado – podendo passar a marca de mais de 40% do desenvolvimento de rótulos temáticos em 2007. A fabricante acredita nessa tendência de crescimento, mesmo sabendo que um dos motivos do aumento do uso desses rótulos em 2007 foi os Jogos Pan-Americanos.

Segundo o diretor comercial da Rexam, Renato Estevão, as indústrias de bebidas têm apostado nesses rótulos como ações de merchandising, o que pode representar vantagem das latas com relação a outras embalagens. “A lata, por permitir a reprodução das campanhas do cliente nos rótulos, é vista como um veículo de comunicação”, observa o diretor. Para ele, esses rótulos oferecem prestígio por associar o evento do qual o consumidor participa com a bebida. “O consumidor passeia com a lata alusiva ao evento, como marca registradora”, comenta.

Esporte – O uso de edições promocionais nas latinhas aumenta durante competições esportivas. No Pan-Americano de 2007 do Rio, a Cerveja Sol, patrocinadora dos jogos, desenvolveu o tema. “Temos a feliz coincidência do mascote dos jogos (o Cauê) também ser um sol”, disse, na época, o diretor de marketing da Femsa Cerveja Brasil, Riccardo Morici. Mesmo sem ser patrocinadora, a Antártica fez série com temas dos jogos. Na época de Copa do Mundo praticamente todas as indústrias de bebidas adotam rótulos temáticos.

>> Notícias da Lata - Edição 20

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