24-06-2008

Inovações tecnológicas despertam novas sensações

As indústrias de bebidas não só têm apostado nas edições promocionais como querem inovações na própria latinha. Por isso, os fabricantes de latas do Brasil vêm buscando oferecer tecnologias, já utilizadas em diversos países, que permitam inovações na área visual desse tipo de embalagem. A Rexam, por exemplo, inovou ao adotar a tinta termocrômica, que muda de cor indicando quando a temperatura da bebida fica ideal para o consumo. Foram feitas latas especiais para a Skol durante o verão do Rio de Janeiro, apresentando uma setinha que ficava azul avisando quando a cerveja estava no ponto para beber. Outra novidade oferecida pela Rexam na América do Sul é a tecnologia Illustration Impact – que permite impressão de rótulos em latas com qualidade próxima á fotográfica. Suas unidades no Brasil também já disponibilizam essa tecnologia. “Estamos oferecendo ao mercado uma novidade que vai estimular os clientes a criar os mais diversos rótulos com definição de alta qualidade e reforçando a idéia de que a lata é a embalagem com o maior potencial de comunicação e marketing”, afirmou o diretor comercial da Rexam, Renato Estevão.

A illustration impact foi utilizada pela Rexam, no ano passado, para a Cervepar, cervejaria da Quilmes/AmBev no Paraguai. As latas com essa tecnologia foram produzidas na unidade da Rexam em Buenos Aires. A lata temática apresentou imagem, com excelente resolução, de duas modelos com fantasias de carnaval. A Crown Embalagens também busca incrementar a produção de latinhas no país investindo no aperfeiçoamento tecnológico. A fábrica já disponibiliza para os clientes interessados a produção nacional de latinhas com o uso de tinta termocrômica e da tecnologia chamada High Definition, que permite a impressão de alta definição nos rótulos. Segundo o diretor Comercial da Crown, Altair Frulane, com relação à High Definition, algumas indústrias de bebidas já manifestaram vontade de ter esse tipo de rótulo em seu portifólio.

Outra novidade destacada pelo diretor diz respeito às latas Shaped, que podem ser modeladas com contornos em formatos como, por exemplo, de barris de cerveja (feito pela Crown com exclusividade para a Heineken). Ele afirma que a fábrica, que já oferece essa versão na Europa, tem disponibilidade de introduzir essa nova tecnologia no mercado brasileiro, desde que haja interesse das indústrias de bebidas. Altair lembra que a Crown também dispõe de recurso que permite impressão colorida na parte interna e externa dos anéis de abertura das latas, que auxilia o cliente na realização de promoções. “Já elaboramos para a AmBev e para a Coca-Cola a utilização desse recurso para promoções com impressão de códigos na parte interna do anel”, explica Altair.

>> Notícias da Lata - Edição 20

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