23-10-2010

Peixes em alumínio

O trabalho, que requer a paciência e a dedicação de 30 jovens da periferia de São Paulo, foi apresentado durante o Ciclo de Debates Abralatas, realizado em São Paulo. De acordo com o artista plástico Osni Branco, idealizador do projeto, a proposta de utilizar latas de alumínio para fazer arte surgiu quando ele ainda morava no Japão, em 1995. O objetivo era promover o entrosamento entre os brasileiros que residiam naquele país e a sociedade japonesa.

info_34_foto_13Já no Brasil, a partir de 2003, o interesse do artista plástico voltou-se para os jovens da periferia de São Paulo no intuito de ensiná-los a transformar latas em obra de arte. “Trata-se do resgate da dignidade de jovens que quase nunca têm oportunidade de emprego e de reconhecimento da sociedade, mas que podem possuir talento para o trabalho”, explica Osni Branco.

Os jovens produzem peixes porque, para Osni, é uma simbologia cristã que ensina a importância de não apenas fornecer o peixe, mas dar as ferramentas necessárias para que eles possam pescar. Além de peixes, os alunos produzem árvores, troféus etc. que são apresentados em feiras ou seminários do setor de alumínio.

 

>> Notícias da Lata - Edição 34

Mais notícias dessa publicação: