27-08-2016

Produtos sustentáveis pedem tributação diferenciada

banner evento

Evento amplia a discussão sobre implantação da Tributação Verde e mostra que estímulos ajudariam no desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

“As políticas ambientais não podem ser vistas como entraves ao crescimento econômico, mas como a verdadeira solução para obtermos um padrão de desenvolvimento sustentável com inclusão social e respeito ao meio ambiente” – José Sarney Filho – Ministro do Meio Ambiente

Tributar de forma diferenciada os produtos que são elaborados a partir de matéria- prima sustentável, bem como aqueles que têm como precedente em sua elaboração e produção a preservação do meio ambiente, não deve ser mais um projeto futuro, mas sim a concretização do presente. Essa foi a avaliação dos especialistas durante mais uma edição do Ciclo de Debates Abralatas, no Fórum Economia Limpa, realizado em junho, promovido pela Abralatas em parceria com a Folha de São Paulo.

A abertura dos trabalhos contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, que reforçou a importância das políticas ambientais para assegurar uma economia de baixo carbono ao destacar que as mesmas não podem ser vistas como entraves ao crescimento econômico, mas como solução para se obter padrão de desenvolvimento sustentável com inclusão social e respeito ao meio ambiente. A fala do ministro veio ao encontro do que foi debatido nos dois dias do evento, que contou com a presença de diversos especialistas e empresários que analisaram temas como a Economia Circular, a complexidade da precificação do carbono, o movimento das empresas pela sustentabilidade e a importância dos catadores de materiais recicláveis na Política Nacional de Resíduos sólidos.

Realizado desde 2010, o Ciclo de Debates Abralatas promove a discussão de assuntos que possam estimular a produção e o consumo sustentáveis. Desde a primeira edição, buscou aproximar diversos atores relevantes para o tema, como o Ministério Público, universidades, prefeituras, estados e governo federal, ambientalistas, economistas, juristas, empresários e catadores.

FORUM_ECONOMIA_LIMPA_DIA1_42

José Sarney Filho – Ministro do Meio Ambiente

>> Notícias da Lata - Edição 68

Mais notícias dessa publicação: